Senado vota fim do foro privilegiado

O Senado pode votar, em segundo turno, Proposta de Emenda Constitucional que extingue o foro especial por prerrogativa de função para autoridades federais. A PEC propõe que as autoridades deverão ser julgadas pela primeira instância no estado onde o eventual crime tiver ocorrido e não mais em tribunais superiores. O foro privilegiado seria mantido apenas para os presidentes da República, da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal.
O tema também está sendo analisado pelo Superior Tribunal Federal (STF) e a presidente da corte, Cármen Lúcia, pode incluir a matéria na pauta em maio. O relator da matéria, ministro Luís Roberto Barroso, defende que o foro privilegiado só se aplique às autoridades caso os crimes tenham sido cometidos em razão do mandato. Se as irregularidades forem anteriores ao cargo, propõe o ministro Barroso, a competência de julgamento seria das instâncias inferiores.

Os principais eventos desta quarta-feira são os seguintes:

1. A Comissão de Finanças e Tributação discute, em reunião reservada, a execução orçamentária com a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi.
2. A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara realiza audiência pública para discutir os projetos e diretrizes da Telebras com o presidente da empresa, Antonio Klinger Loss Leite.
3. Reunião de instalação (eleição de presidente e vice-presidente e designação de relator) da Comissão Mista destinada a analisar a MP nº 774/17, que retira o benefício da desoneração da folha de pagamentos.
4. Continua em Brasília a 20ª Marcha de prefeitos a Brasília, que debaterá a pauta municipalista no Congresso Nacional
5. O Supremo Tribunal Federal julga a constitucionalidade de prorrogações sucessivas do prazo de autorização judicial para interceptação telefônica.
6. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI).
7. Fiesp divulga o Índice de Nível de Emprego de abril.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais