Sem abrir espaço à renovação, o PT engessa a esquerda conservadora


As coligações para o pleito de 7 de outubro confirmaram a tendência monopolista do PT de Lula. Num momento que pode se caracterizar por uma inflexão na história brasiliana, a sigla interditou o debate na esquerda conservadora.

Em parte, a decisão se dá por absoluta falta de opção. Não existe outro mito como Lula, preso há cinco meses em Curitiba acusado de corrupção pela Lava-Jato.

Assim, em boa dose, o viés eleitoral se sobrepuja ao ideológico. Hoje, a única meta do partido é a soltura da ideia nascida em Garanhuns.

Trata-se, ao mesmo tempo, de estratégia para fugir do debate crucial nesses tempos de rejeição à velha política, representada pela tríade PSDB, PT e MDB. Estratégia que, na chamada esquerda, interessa basicamente ao PT.

O PT virou seita

Para além de se esquivar a encarar seu declínio moral, o PT bloqueia o debate sobre os rumos da esquerda conservadora. O tamanho do Estado, a aliança com regimes autoritários, a importância do equilíbrio fiscal, as novas relações de emprego do século 21.

Dentro da esquerda há formuladores que não se aferram a conceitos forjados no século 18, quando o capitalismo ainda não havia inventado a internet e os smartphones. E quando as relações de trabalho eram distintas.

Há pensadores que perseveram na defesa da igualdade de oportunidades, dos direitos humanos e do bem-estar social. Mas que descreem dos velhos caminhos da seita em que se transformou o PT.

A partir da falência da velha política, eviscerada pela Lava-Jato, é chegada a hora de repensar seus equívocos morais e ideológicos. Os que não desaprenderam a refletir e a questionar, como os apóstatas do esquerdismo anacrônico, estão prontos para o debate.

Debate interditado pelo pouco questionado monopólio do PT. Como fez Carlos Siqueira, presidente do PSB. Realista, ele reconheceu o caráter essencialmente pragmático do acordo eleitoral com o PT.

Em entrevista aos jornalistas Pedro Venceslau e Renan Truffi, Siqueira lamentou o “sentido exclusivista” do PT. Para ele, “o PT sempre vai querer manter a hegemonia na esquerda”.

https://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,o-pt-tem-esse-sentido-exclusivista-de-partido-afirma-presidente-do-psb,70002431071

Usou de um eufemismo. Trata-se de monopólio, como o de implodir qualquer liderança ou ideia nova que não passe pelo crivo majestático de Lula.

Venezuela como modelo

A “reciclagem”, desejada pelo líder do PSB, é barrada pela cunha imposta a todos que orbitam ao redor do PT. Nascido sob o signo da ética e do fundamentalismo ideológico, o partido perdeu a primeira e manteve o segundo.

Ao mesmo tempo em que se rendeu a desvios bilionários do erário para financiar sua hegemonia –  e o enriquecimento de alguns companheiros -, flerta com o autoritarismo. No lugar de se inspirar em países onde a desigualdade é reduzida, apoia ditaduras como Cuba e regimes autoritários como os da Nicarágua e Venezuela.

Com o objetivo de antagonizar os EUA, bandeira herdada da Guerra Fria, condena Israel, democracia solitária no Oriente Médio. Ao mesmo tempo, apoia os vizinhos israelenses, quase todos totalitários, homofóbicos e misóginos.

Persiste no apoio ao estatismo, que perpetua estatais deficitárias, comercialmente amarradas pela legislação e reduto de pelegos endinheirados. Inibe o empreendedorismo, como se empresários fossem inimigos – tirante os escolhidos pela Bolsa BNDES.

O PT não se questiona e não deixa questionar. Ao transformar sua ideologia em credo deixou de ter militantes e passou a ter sequazes.

A eleição de 2018 guarda semelhanças com a de 1989. Um momento de inflexão da vida brasileira é um destes traços em comum.

Naquela ocasião, os eleitores se deixaram encantar pelo mito do caçador de marajás e sua pauta moralista. O mito atual pode conduzir o Brasil de volta ao conservadorismo do pensamento esquerdista.

 

* Itamar Garcez é jornalista

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais