Reforma da Previdência em negociação


Na quarta-feira, o presidente Michel Temer participa de jantar com parlamentares da base aliada, no Palácio da Alvorada, para discutir o texto final da Reforma da Previdência. Ainda há muita resistência entre os aliados e os aspectos com alguma chance de mudança são idade mínima e regra de transição.

Na semana passada, o governo iniciou uma campanha publicitária com o objetivo de obter o apoio da opinião pública. A propaganda ataca o que chama de “privilégios” dos servidores públicos e afirma que “tem muita gente no Brasil que trabalha pouco, ganha muito e se aposenta cedo”.

A Reforma Ministerial que o governo fará nos próximos dias ajuda mas não garante a aprovação da matéria (ver texto Vetores que condicionam a votação da Previdência). Um novo texto pode ser apresentado esta semana.

TENDÊNCIA: Apresentação de um novo texto pelo relator

Reforma Trabalhista volta ao debate

Com a edição da Medida Provisória nº 808/17, que modifica 17 artigos da Reforma Trabalhista, o assunto volta a ser discutido no Congresso e uma série de emendas já foram apresentadas ao texto. Até a última sexta-feira (17), 16 propostas de mudanças já tinham sido formuladas. O prazo de apresentação de emendas termina na terça-feira (21) e a expectativa é que esse número aumente consideravelmente.

Entre os assuntos tratados, o texto muda a regra do trabalho insalubre de grávidas e a restrição para a contratação de autônomos. Estabelece ainda: necessidade de acordo coletivo para jornada de 12 horas à exceção de trabalhadores da saúde, que poderão ter acordo individual; proibição de cláusula de exclusividade para autônomos; e carência de 18 meses para admitir ex-funcionário em contrato intermitente.

TENDÊNCIA: Apresentação de centenas de emendas

Veja o pronunciamento do presidente Michel Temer sobre a nova Lei Trabalhista:

Pauta da Câmara dominada por medidas provisórias

A pauta da Câmara dos Deputados inclui dez medidas provisórias (MPs), sendo que oito precisam ser votadas até o dia 28 de novembro. Caso contrário, perderão validade.

Entre elas, estão as medidas provisórias que tratam do marco regulatório do setor mineral, como a MP nº 789/17, sobre royalties; a MP nº 790/17, que altera o marco legal do setor; e a MP nº 791/17, que cria a Agência Nacional de Mineração (ANM), em substituição ao atual Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Também consta da pauta a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o rito de tramitação das próprias medidas provisórias.

TENDÊNCIA: Aprovação das medidas provisórias

Foro privilegiado na pauta da Câmara e no STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, na quinta-feira (23), o julgamento sobre a restrição do foro privilegiado para autoridades, interrompido no dia 1º de junho após pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes.

Até agora, quatro ministros já votaram a favor de que os políticos só tenham direito a foro privilegiado se o crime do qual forem acusados tiver sido cometido no exercício do mandato e tiver relação com o cargo que ocupam. São eles: Luís Roberto Barroso, Marco Aurélio Mello, Rosa Weber e Cármen Lúcia.

Antes, na quarta (22), a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara pode votar Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que mantém foro privilegiado apenas para os presidentes da República, da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal.

TENDÊNCIA: Restrição de foro privilegiado a autoridades

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais