PT vai a nocaute


Foi uma eleição de encomenda para derrotar o PT, que perdeu 374 prefeituras, quase 60% de seu antigo patrimônio municipal, entre elas a capital de São Paulo e o ABCD. Em todos os municípios onde os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff fizeram campanha, os candidatos perderam votos e o pleito. Em São Bernardo, o filho adotivo de Lula, Marcos Cláudio, não conseguiu se reeleger vereador.

Por causa disso, o pleito de ontem conquistou o título de “o mais nacionalizado” desde a redemocratização, quando o sentimento anti-PT varreu o país e rebaixou o partido do mapa eleitoral em nível municipal. No extreme do espectro político, o governador Geraldo Alckmin (PSDB), dono de quatro mandatos de governador, . O maior vencedor destas eleições. E de forma acachapante: João Doria (PSDB), seu candidato só não venceu em duas das 58 zonas eleitorais e Fernando Haddad (PT) não levou nenhuma.

São Paulo x Rio de Janeiro

Enquanto São Paulo tucanou ainda mais, o Rio de Janeiro rachou. Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL), dois candidatos com forte antagonismo ideológico, foram para o primeiro turno com 46% (o primeiro atingiu 27%; e o segundo, 18%). Crivella é identificado com a Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo, e Freixo com o “Fora Temer”, a bandeira da esquerda mais radical.

Isso significa que metade dos eleitores não está representada pela dupla que vai disputar o segundo turno, fazendo com que a competição se transforme numa guerra pela menor rejeição. O universo de votos de Crivella gira em torno de 30% e o de Freixo na faixa de 15%. Quem conseguir a menor reprovação, ganha.

Os candidatos derrotados, à direita de Freixo e longe de Crivella, somam 47,73%. Pedro Paulo (PMDB), 16%; Fl.vio Bolsonaro (PSC), 14%; Índio da Costa (DEM), 8%; e Osório (PSDB), 8%. O campeão, no entanto, é o “não voto” ou omissão, a soma de abstenção, brancos e nulos, ou seja, os cariocas anti-políticos, que chegou a 42,54%. Os 25% de Crivella valem, de fato, 15% (25% de 60%).

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais