PSDB vive clima interno conturbado


A manifestação do presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), de que o país “caminha para a ingovernabilidade” trouxe novamente para a agenda o debate sobre a continuidade ou não do partido na base do governo Michel Temer (PMDB), tensionando mais uma vez o clima interno no ninho tucano.

Tasso foi além, ao avaliar que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que assumiria provisoriamente o Palácio do Planalto caso Temer deixe o comando do país, poderia garantir a governabilidade até as eleições de 2018.

A manifestação de Tasso Jereissati representa uma mudança de postura do PSDB, pois até então o partido não via com bons olhos uma eventual gestão de Maia, nem provisoriamente. Mais do que isso, ao falar publicamente sobre o “projeto Maia”, Tasso sinaliza que o movimento em favor do desembarque do PSDB da base aliada pode crescer.

Líderes divididos

Porém, o cenário interno hoje mostra um PSDB dividido. Logo após a manifestação de Tasso, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), classificou de “inoportunos os recentes ataques de dirigentes do PSDB ao presidente da República, Michel Temer”, num claro recado à declaração de Tasso.

Além da discussão sobre a continuidade ou não do PSDB na base, outro problema a ser gerenciado pelos tucanos é o retorno de Aécio Neves (PSDB-MG) ao Senado Federal. Com a recente decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello de autorizar Aécio a reassumir seu mandato, o tucano começa a trabalhar nos bastidores para reassumir o comando nacional do PSDB.

Diretório Paulista

O problema é que o diretório do PSDB de São Paulo se opõe ao retorno de Aécio ao comando da legenda. Na semana passada, por exemplo, o prefeito da capital paulista, João Doria (PSDB), considerado um potencial candidato ao Planalto, defendeu a saída definitiva de Aécio da presidência do PSDB.

Por trás desse movimento de Doria, respaldado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), está o desejo dos tucanos paulistas de retomar o controle do diretório nacional da sigla, fundamental para estabelecer as regras que definirão o candidato do PSDB ao Palácio do Planalto em 2018. Em outras palavras, controlar a presidência do partido significará controlar o processo de escolha do presidenciável tucano no próximo ano.

Além disso, ao defender o afastamento definitivo de Aécio, os líderes do PSDB também querem tentar se descolar da imagem negativa que o senador mineiro representa sobre a sigla.

A resolução desses dilemas internos será fundamental não apenas para o PSDB, mas também para o país, já que o partido é o mais importante da base depois do PMDB. O rumo a ser tomado pelo PSDB na votação da denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Michel Temer será essencial para definir o destino político do presidente. Aliás, nos bastidores de Brasília já se comenta que os tucanos poderiam deixar o governo após a aprovação da Reforma Trabalhista no Senado, o que poderia deixar Temer mais fragilizado.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais