PSB sob ameaça


A prisão de quatro pessoas pela Polícia Federal liga o jatinho que caiu com o ex-governador de Pernambuco – e candidato à Presidência – Eduardo Campos e um grupo especializado em lavagem de dinheiro, que teria movimentado mais de R$ 600 milhões.

A PF acredita que boa parte do dinheiro serviu para pagamento de propina a políticos e financiamento de caixa dois para eleger Campos ao governo e visava conduzi-lo ao Planalto. Há uma lista de negócios que poderão ter contribuído para a suposta operação criminosa.

Um deles, segundo investigações dos procuradores da República, seria a construção da Arena Pernambuco, alvo da Operação Fair Play deflagrada pela Polícia Federal em agosto do ano passado.

Quando foi discutido o edital para a construção do estádio, Campos era governador e seus dois mais importantes secretários eram Geraldo Júlio e Paulo Câmara, hoje, respectivamente, prefeito de Recife e governador do Estado.

Rollemberg candidato à presidência em 2018?

O estádio foi construído pela Odebrecht, uma das construtoras mais implicadas na Lava-Jato. Há o risco de que os próximos passos das investigações atinjam Júlio e Paulo Câmara, abalando o quadro político-eleitoral de Pernambuco. O mais atingido seria o partido de ambos, o PSB, que teria suas bases dizimadas. Por tabela, Marina Silva, do Rede Solidariedade, seria fortemente afetada como companheira de projeto político de Eduardo Campos.

A reviravolta poderia beneficiar o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, outra forte liderança socialista que se mantém longe dos escândalos políticos revelados após a eleição de 2014. Rollemberg enfrenta desde a posse uma crise fiscal que o obrigou atrasar salários e pagamento de fornecedores, com perda de popularidade. Depois da morte de Campos, o governador tornou-se um dos nomes do PSB cotados para integrar a relação de presidenciáveis de 2018. Diante dos últimos acontecimentos, suas chances poderão aumentar ainda mais.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais