Protestos: para o governo, poderia ter sido muito pior


Os protestos realizados neste domingo em mais de dez capitais não representaram maiores danos para o presidente da República, Michel Temer. As críticas concentraram-se no presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que virou réu de ação penal no STF. No Congresso Nacional, devido à votação do pacote de medidas anticorrupção. E na defesa da continuidade da Operação Lava-Jato.

Temer já havia sido poupado de vaias durante o velório coletivo dos atletas da Chapecoense. O evento, extremamente delicado por causa da comoção mundial que a tragédia causou, ocorreu no último sábado. Temendo uma reação negativa, o presidente cogitou não comparecer. Primeiramente ele participaria de uma cerimônia reservada no aeroporto com familiares das vítimas. No entanto, o possível não comparecimento gerou uma reação ainda pior. Além de Temer, Ronaldo Nogueira, ministro do Trabalho e Leonardo Picciani, do Esporte, também vieram a Chapecó, juntamente com o comandante da FAB.

Protestos pós-impeachment

O retorno da população às ruas, embora numa intensidade bastante inferior ao registrado em 2013 e nos eventos que turbinaram o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, deve ser visto como um alerta para o Palácio do Planalto. Há de se considerar, principalmente, o grau de insatisfação da população com a crise econômica e a tentativa de desconfiguração do pacote anticorrupção por parte da Câmara.

As manifestações abrem uma oportunidade para Temer ganhar pontos com as ruas. Político experiente e hábil negociador, ele deverá a assumir a linha de frente e fazer o possível para derrotar as modificações do pacote anticorrupção no Senado. Diante desse ambiente, o espaço para o Congresso continuar debatendo agendas contra o Ministério Público vão diminuir.

No cenário atual, o Planalto tem procurado evitar o surgimento de eventos que representam mais focos de instabilidade política. As medidas do ajuste continuarão avançando. A PEC dos Gastos deverá ser aprovada ainda neste ano.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais