Procurador pode apresentar denúncia contra Temer


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pode apresentar denúncia contra o presidente Michel Temer. O processo será enviado ao ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin. Antes de enviar a denúncia ao Congresso, Fachin pode pedir que as partes se manifestem.

Pela Constituição, a Câmara precisa admitir a denúncia contra o presidente antes de o Supremo julgar se abre ou não uma ação penal. A matéria vai para análise da Comissão de Constituição e Justiça. No plenário, são necessários 342 votos para que siga adiante.

Temer gostaria de encerrar o assunto antes do recesso, que começa no dia 19 de julho. Mas Janot pode apresentar denúncias separadas. As acusações são por crimes de organização criminosa, corrupção passiva, obstrução de Justiça e prevaricação. Com o fatiamento, a discussão pode ocupar boa parte da agenda do segundo semestre.

TENDÊNCIA: Janot deve encaminhar denúncia de forma “fatiada”

CCJ do Senado vota Reforma Trabalhista

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado vota, na quarta-feira (28), o parecer do senador Romero Jucá (PMDB-AL) à Reforma Trabalhista.

De acordo com levantamento preliminar da Arko Advice, há 15 votos favoráveis e dez contrários. São incertos os votos de Eduardo Braga (PMDB-AM) e Roberto Rocha (PSB-MA). Apesar da perspectiva positiva na CCJ, a aprovação da reforma depende da capacidade de articulação do governo. Há um cargo vago na comissão pelo bloco PSDB-DEM. O primeiro suplente é o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), cujo voto será favorável.

Aprovado na CCJ, o texto segue para o plenário. A análise deve ser concluída pelo Senado em julho. O governo se comprometeu a editar uma medida provisória fazendo alterações no texto para evitar que ele retorne à Câmara.

TENDÊNCIA: Aprovação na CCJ

Eleição para novo procurador-geral da República

Na terça-feira (27), oito candidatos disputarão o cargo de procurador-geral da República, já que o mandato de Rodrigo Janot termina em setembro. Cerca de 1,2 mil integrantes do Ministério Público Federal estão aptos a votar. Os três mais votados comporão a lista tríplice a ser enviada ao presidente Michel Temer.

Há quatro nomes fortes na disputa: Raquel Dodge, Mário Bonsaglia, Ela Wiecko e Nicolao Dino. Temer não é obrigado a nomear o mais votado nem sequer um dos três da lista. A prática de nomear o mais votado foi adotada pelos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff. O escolhido será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e votado pelo plenário, o que deve acontecer em agosto.

TENDÊNCIA: Votação no Senado em agosto

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais