Problemas já se acumulam em 2016


O novo ano tem apenas 12 dias de existência e os conflitos que o governo enfrenta em várias instâncias já se acumulam sobre a mesa da presidente. No nível judicial, a Operação Lava-Jato – sempre ela – produziu um grave estrago na seara política, que está na sua mira desde o final do ano passado. O jornal Estado de S. Paulo publicou que investigadores interceptaram mensagens de telefone nas quais o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, aparece negociando apoio financeiro com o ex-presidente da empreiteira Leonardo Pinheiro. Conhecido como Léo Pinheiro, ele é um dos condenados por participação no esquema de corrupção da Petrobras; Wagner é ex-governador da Bahia.

As mensagens de texto teriam sido trocadas entre agosto de 2012 e outubro de 2014. Seu conteúdo são conversas a respeito de apoio financeiro ao candidato petista à prefeitura de Salvador em 2012, Nelson Pellegrino, e pedidos de intermediação a Wagner junto ao governo federal a favor da Odebrecht. Suspeita-se que parte dos entendimentos trate de doações para a campanha de Pellegrino.

Há um problema mais delicado: a revista Época desta semana publica que o governo brasileiro teria facilitado a concessão de um empréstimo de US$ 320 milhões para a construção de uma barragem, em Moçambique, por uma empresa controlada pela Andrade Gutierrez. A revista relata encontro entre a presidente Dilma Rousseff e o então presidente de Moçambique, Armando Quebuza, destinado a contornar obstáculos levantados pelo BNDES para liberar financiamento destinado a obra, o que acabou acontecendo. O BNDES divulgou os desmentidos de praxe.

Durante protesto convocado pelo Movimento Passe Livre, oito ônibus foram depredados em São Paulo, na noite da sexta-feira (8). Manifestações parecidas também ocorreram no Rio e em Belo Horizonte, com risco de reprise das batalhas de rua registradas em várias capitais em 2013, a partir de fato idêntico – o aumento das tarifas de ônibus.

No Rio, replica-se, em escala estadual, a crise econômica federal: uma dívida de R$ 1,4 bilhão com fornecedores da área de saúde, responsável pelo fechamento de sete hospitais e dezessete Unidades de Pronto Atendimento. Todos os dias, reportagens no Jornal Nacional da Rede Globo e manchetes na mídia impressa martelam que a falta de controle da economia local, atingindo a popularidade do governador Luiz Fernando Pezão, do PMDB carioca, uma das principais bases de apoio da presidente.

De todos esses eventos, aquele com maior poder tóxico é a denúncia contra Jaques Wagner, responsável não apenas pela coordenação política quanto pela proteção à figura da presidente. Na quarta-feira, o ministro completa 100 dias no cargo, e vem colecionando algumas vitórias junto aos aliados e à opinião pública, ao agir também como porta-voz de Dilma. Seu prontuário político inspira cuidados.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais