Prisão de Cunha deixa Brasília ainda mais tensa


A semana começou com as denúncias sobre Moreira Franco publicadas no fim de semana. Depois, surgiram rumores de que Lula poderia ser preso.

Em seguida, apareceu a notícia de que a mulher de Eduardo Cunha, Claudia Cruz, fora convocada a depor pelo juiz Sergio Moro. Será no dia 14 de novembro.

Agora, por mais que a prisão do ex-todo-poderoso deputado pudesse ser esperada, sua concretização abala fortemente a moral do mundo político em Brasília.

Quais as consequências?

A mais importante é: a temperatura da Operação-Lava Jato volta a subir e a amedrontar políticos com e sem mandato.

A expectativa da delação de Marcelo Odebrecht, por si só, já causava calafrios na capital federal. Com a prisão de Cunha, uma nova agonia se instala. Ele fará ou não delação? Com denúncias contundentes, mesmo sem provas cabais? Seu livro vai ser publicado?

O certo é que o risco de delação de Cunha aumentou depois que o juiz Sérgio Moro decretou sua prisão.

A variante Cunha na Operação-Lava Jato promete muitos desdobramentos que serão incômodos para o governo.

Nada a fazer. A Lava-Jato incorporou-se à rotina institucional do país e não vai terminar tão cedo.

A prisão de Cunha dá uma micronarrativa para Dilma e seus companheiros, já que o novo detento comandou o processo de impeachment. Também atrapalha a narrativa petista de que Moro e companhia tinham obsessão com nomes ligados ao Partido dos Trabalhadores, e que a Lava-Jato perderia força com Temer na Presidência.

No curtíssimo prazo, não há impacto para a votação do 2º turno da PEC dos Gastos na Câmara, marcada para a próxima semana. Ainda é cedo para avaliar o impacto na Reforma da Previdência.

Quando Cunha foi cassado, já era esperado por parte de seus ex-aliados que o próximo lance seria a prisão. Portanto, o episódio, por si, não põe em risco a coesão da base. O impacto dependerá do conteúdo de sua eventual delação, das pessoas citadas e dos fatos novos trazidos por ele.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais