Principais temas de junho


O processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff entra em nova fase em junho. Ela tem até o dia 1º para fazer sua defesa na Comissão do Senado que discute o tema. No dia seguinte, o colegiado se reúne para discutir o cronograma, apresentado na semana passada pelo relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). A votação final do processo é esperada para agosto.

Na Câmara, o processo contra o presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), também deve avançar. O parecer do relator, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), será votado no próximo mês no conselho. No início de maio, sua previsão era de que o pedido de cassação de Cunha estivesse pronto para votação no plenário até 22 de junho.

Conforme anunciou o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, o grupo de trabalho criado para discutir a reforma da Previdência Social deve apresentar suas propostas no dia 3 de junho. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, tem defendido a adoção de idade mínima para quem se aposentar.

A Operação Lava-Jato continuará produzindo fatos novos, o que contribuirá para manter o clima político tenso. A delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado pode vir a público.

Na economia, destaque para a divulgação do PIB do primeiro trimestre (01/06) e para a reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (dias 07 e 08) para decidir sobre a taxa básica de juros (Selic). Além de Ilan Goldfajn, que substituirá Alexandre Tombini no comando do Banco Central, novos diretores podem ser indicados.

Termina no dia 28 de junho o prazo dado pelo Supremo Tribunal Federal para que estados cheguem a um acordo sobre suas dívidas com a União. Se não houver solução, a Corte voltará a analisar o cálculo que definirá o montante a ser pago.

Ao longo do mês, sete partidos políticos terão seus programas partidários veiculados em cadeia de rádio e TV. São eles: PTN (02), PTB (09), PSD (16), PSOL (21), PROS (23), PRTB (28) e PPS (30).

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais