Principais temas de dezembro


No dia 22 de dezembro, o Congresso Nacional entra em recesso. Até lá, o governo tem o desafio de aprovar matérias importantes.

A mais urgente é a mudança na meta fiscal de 2015. Mas há outras. O Congresso também precisa votar o Orçamento da União para 2016. Na Câmara, o governo espera concluir a votação da Proposta de Emenda à Constituição que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU). Sem falar nas medidas provisórias que tratam do ajuste fiscal.

No Senado, havia a expectativa de que fosse apreciado o projeto de lei de repatriação de recursos no exterior. A prisão do líder do governo, Delcídio do Amaral (PT-MS), relator da matéria, reduziu drasticamente a chance de o Senado examinar esse projeto ainda este ano.

A Operação Lava-Jato também deve continuar produzir novidades e gerar impactos na agenda política. O ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró negociou delação premiada, cujo conteúdo do primeiro depoimento pode, eventualmente, ser divulgado pela imprensa.

Outro efeito com potencial para influenciar negativamente o ritmo dos trabalhos legislativos é o pedido de cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A abertura do processo será autorizada pelo Conselho de Ética e deve se estender até março ou abril de 2016.

O adiamento de votações importantes do ponto de vista fiscal pode levar o governo a anunciar, ainda em dezembro, aumento de impostos, em especial aqueles que não precisam de aprovação do Legislativo, como Cide sobre combustíveis, IOF, Imposto de Importação e de Exportação.

A presidente Dilma Rousseff tem algumas viagens internacionais agendadas para o último mês do ano. Viajará para a Argentina para assistir à posse do presidente eleito, Maurício Macri. Ainda em dezembro, no dia 21, haverá reunião de cúpula do Mercosul. No encontro, Macri deve defender a saída da Venezuela do bloco.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais