Principais temas de abril


A agenda de abril está carregada de eventos importantes na área política, jurídica e econômica.

Reformas

Na Câmara, pelo menos quatro temas podem avançar ao longo do mês. Um deles é a Reforma da Previdência. Espera-se que a Comissão Especial conclua a votação da proposta e o plenário comece a votação em primeiro turno. Outro é a Reforma Trabalhista. Entre outros pontos, ela trata do trabalho temporário, da jornada de trabalho e determina que o negociado prevaleça sobre o legislado. O governo pretende votar o projeto antes da Reforma da Previdência, para testar o grau de unidade da base.

Ainda em abril, o relator da Reforma Política, Vicente Cândido (PT-SP), pode apresentar seu parecer. Os dois principais pontos são a adoção do voto em lista e o financiamento de campanha. E há o projeto de lei que trata do programa de Recuperação Fiscal dos Estados.

Contra as reformas trabalhista, previdenciária e a lei da terceirização, centrais sindicais convocaram uma greve geral para o dia 28 de abril. Ao longo do mês, também estão programados protestos em diversas cidades do país (“Abril Vermelho”).

Lava-Jato

A Operação Lava-Jato também terá um importante capítulo ao longo do mês. O relator dos processos relacionados às investigações no Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, anunciou que responderá em abril aos 320 pedidos da Procuradoria-Geral da República (PGR) baseados nas delações de 78 executivos e ex-executivos da Odebrecht. O ministro também confirmou que todas as decisões serão publicadas em conjunto.

TSE: julgamento da chapa Dilma-Temer

Outra questão importante no âmbito jurídico é o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do processo que envolve o pedido de cassação da chapa Dilma-Temer. Embora o julgamento tenha início nesta terça-feira (4), dificilmente seu julgamento será concluído este mês. Como o mandato do ministro Henrique Neves termina no dia 16 de abril, é possível que ele não participe.

Sobre este assunto fizemos um tira-dúvidas sobre o julgamento no TSE.

Juros, LDO e Pré-sal

Nos dias 11 e 12, o Banco Central se reúne para determinar a taxa básica de juros, hoje em 12,25% ao ano. A expectativa é que haja redução de um ponto percentual.

Até o dia 15 de abril, o governo tem que encaminhar ao Congresso Nacional o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Ela indica os parâmetros para a elaboração do Orçamento da União para 2018. Pela Constituição, os parlamentares precisam votar a LDO até o dia 18 de julho para que possam entrar em recesso.

No dia 11 o Conselho Nacional de Política Energética deve analisar as áreas de pré-sal que serão oferecidas, em regime de partilha, em leilões previstos para 2017, 2018 e 2019

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais