Por trás do “choque liberal” do PT, o risco da censura à imprensa


Por trás da proposta aparentemente benfazeja de Fernando Haddad esconde-se um velho desejo do PT e um postulado de regimes autoritários: a censura da imprensa. Um dos possíveis postes de Lula às eleições presidenciais de 2018, o ex-prefeito propõe “regulamentação que aumente o pluralismo e a diversidade dos meios”.

Em entrevista aos jornalistas Ricardo Mendonça e César Felício na segunda, 23 de julho, Haddad acrescentou que “o foco é evitar concentração da propriedade, sobretudo propriedade cruzada”. Buscando um verniz democrático à iniciativa, disse que “queremos dar um choque liberal”.

https://www.valor.com.br/politica/5676907/haddad-propoe-punicao-tributaria-para-spread-alto

Cuba não é pluralista

Ampliar o número de proprietários dos meios de comunicação é, sim, saudável. A pluralidade incentiva a concorrência e inibe a manipulação.

Ganha o jornalismo profissional e a liberdade de informação, que inexiste em modelos controlados pelo Estado.

Afinal, quem vive do jornalismo não pode fazer como os blogs sujos, que divulgam apenas um lado da notícia e não abrem espaço ao contraditório. Na verdade, aqueles sites – que existem graças à internet e aos smartphones, invenções capitalistas – são ponta de lança da propaganda petista.

Quem conhece o PT sabe, na verdade, que o alvo da “regulamentação” é o controle da grande imprensa. Menos cautelosos do que Haddad, militantes petistas acreditam que, caso o controle já existisse, a sigla ainda estaria no poder.

Se o partido de Lula não o fez antes foi por pruridos democráticos de parte de suas lideranças e pela oposição da mídia profissional. Controlar a imprensa, no entanto, foi sempre um método de governos de esquerda.

Basta ver os exemplos hodiernos da Venezuela e de Nicarágua. Sem falar da ditadura cubana, que leva ao paroxismo o controle da imprensa. Todos modelos defendidos pela chamada esquerda.

Sem imprensa, sem democracia

A imprensa livre, com todas as suas parcialidades e tendenciosidades, é condição sine qua non à existência de regimes democráticos. Onde ela fenece, morre a democracia.

Com atávica tendência autoritária, a esquerda não pode prescindir deste controle. Sem ele, eternizar-se no poder é inviável.

O truque de Haddad é escudar-se num princípio liberal, o da livre e ampla concorrência, para implementar o projeto e abrir caminho à censura da imprensa. Basta uma comparação para constatar a diferença entre jornalismo e panfletagem.

Todos os grandes veículos de comunicação abrem rotineiramente espaço ao PT e partidos satélites. Lula não conseguiria reverberar sua pregação sem a veiculação que sempre teve na mídia profissional.

Quem fizer uma pesquisa vai encontrar capas de hebdomadários e matutinos favoráveis a Lula, ao MST etc. Bem como reportagens positivas às “causas” que a esquerda considera suas, como a diversidade de gênero e a defesa do meio ambiente.

Mesmo hoje, com a existência das redes sociais, nem PT nem Lula teriam a força que têm não fosse a reprodução diária de suas entrevistas e seus discursos. Ganham espaço até mesmo para atacar a própria mídia profissional.

PT-MBL X TV Globo

Um simples exercício comparativo evidencia a diferença dos grandes veículos de comunicação com os blogs sujos. Estes reproduzem apenas o que interessa “a causa”.

Aqueles divulgam ideias que lhes são contrárias, dando espaço para os que querem encabrestar a mídia profissional. Sim, não existe isenção no jornalismo. Mas não existe jornalismo sem o contraditório.

Outro parâmetro são os ataques vindos de lados opostos. Assim como o esquerdista PT, o direitista MBL ataca ferozmente a grande mídia. Um considera a imprensa “de direita”. O outro acha que os jornalistas são “todos de esquerda”.

Como demonstrou a Lava-Jato, o PT aliou-se (alia-se) com o que há de pior na política brasileira, lambuzou-se com dinheiro da corrupção, quase quebrou a Petrobras e a Eletrobras, jogou milhões de trabalhadores no desalento, produziu carestia e premiou empresários amigos com dinheiro público.

Quando vê refletida nas páginas dos jornais a face de seu declínio moral, rebela-se contra a realidade. Em vez de encará-la e refletir sobre seus erros, tenta quebrar o espelho.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais