Popularidade de Temer despenca


A nova pesquisa Datafolha trouxe péssimas notícias para o presidente Michel Temer. Na comparação com a sondagem realizada em junho passado, a avaliação negativa (“ruim”/“péssimo”) do governo cresceu 20 pontos percentuais. No mesmo período, a avaliação positiva (“ótimo”/“bom”) caiu quatro pontos, enquanto o índice “regular” baixou oito pontos (ver tabela abaixo).

Vale registrar que essa pesquisa não captou o impacto da delação premiada da empreiteira Odebrecht com menções a Michel Temer, o que significa que o cenário pode estar ainda mais crítico para o governo. E a situação não tende a melhorar com a tramitação da Reforma da Previdência no Congresso. Segundo o Datafolha, o aumento da desaprovação do governo está relacionado, principalmente, à crise na economia.

Crise econômica aumenta desaprovação

Para 66% dos entrevistados, a inflação vai aumentar; 67% esperam crescimento do desemprego. Quanto ao poder de compra, 59% acreditam que vai diminuir; 65% avaliaram que a situação econômica piorou nos últimos meses. Em relação ao futuro, 41% acham que a economia vai se deteriorar.

Outro dado ruim é que a avaliação positiva (10%) do governo de Michel Temer já é inferior à registrada em abril para a ex-presidente Dilma Rousseff (13%). A avaliação negativa de Temer (51%) ainda é mais baixa do que a da presidente afastada em Agosto (63%).

Porém, na comparação entre os dois governos, 40% afirmaram que a gestão de Michel Temer é pior; 34% acreditam que é igual à de Dilma Rousseff; e 21% dizem que o atual governo é melhor.

Esse resultado pode ser explicado pela situação da economia. Como a população não sente melhora no ambiente econômico do dia a dia, acaba avaliando negativamente o governo Temer.

Outra notícia negativa é que 63% dos entrevistados são favoráveis à renúncia do presidente Michel Temer em favor da convocação de novas eleições. Apenas 27% dos ouvidos são contra essa possibilidade.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais