PIB e emprego se manterão em baixa


Desde a crise da demissão do ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima, a política contaminou o ambiente com um clima de perplexidade que afeta negativamente a economia. De repente, os segmentos que apoiam o governo Michel Temer foram tomados pela percepção de que a recuperação econômica deverá demorar mais do que se imaginava.

O problema não estaria na receita de política econômica, mas nas características da recessão atual, diferente das anteriores. Naquelas, o nível de endividamento era baixo por causa da superinflação, sendo, portanto, mais fácil sair do buraco. Hoje as empresas e as pessoas estão muito endividadas e não voltarão a investir e consumir antes de quitar suas obrigações.

Esta semana, a divulgação das estatísticas desfavoráveis sobre desempenho do PIB, o crescimento da indústria e o desemprego coincidiu com entrevistas de representantes do mercado, do setor produtivo e de técnicos do governo. Estão todos pessimistas a respeito das projeções para 2017.

Os únicos dados positivos esperados para o ano que vem são os relativos a inflação e a juros Selic. O IPCA de 2017 está sendo estimado em 4,2% frente aos 6,6% que deverão fechar este ano. Graças ao endurecimento da política monetária, mesmo quando o cenário recessivo aconselhava o contrário, aos poucos os preços, que ameaçavam repetir 2015, cederam. Agora apontam para um percentual dentro da meta de 4,5%.

Diante disso, na sua última reunião do ano, no mês passado, o Comitê de Política Monetária (Copom) cortou pela segunda vez (mais 0,25%) a Selic, reduzindo a taxa anual para 13,75%. Deverá prosseguir nesse caminho no ano que vem, até chegar a 10% no final do primeiro trimestre.

Para a evolução do PIB, as perspectivas apontam na direção oposta. O governo reduziu recentemente sua estimativa de 1,6% para 1%, mas o mais provável é que ele não passe de 0,5% em 2017, número mais realista.

Principalmente depois da divulgação, por parte do IBGE, de nova queda no comportamento da indústria, que recuou outra vez em outubro. Na comparação com setembro, a produção caiu 1,1%, segundo o IBGE. Nos últimos 12 meses, o setor apresenta desempenho negativo de 8,4%. Não há indicação de melhora para 2017.

O número de desempregados continua aumentando, com recorde de 12,04 milhões de pessoas no trimestre encerrado em outubro, conforme o IBGE, o que significa um aumento de 32,7% em relação ao período anterior. Com isso, a taxa de desemprego continuou no patamar de 11,8% no trimestre fechado em outubro.

Assim deverá continuar pelo menos até o segundo semestre do ano que vem, uma vez que se trata de um dos últimos indicadores a reagir de forma positiva, em especial diante de ausência de melhoria econômica, quadro que deverá se manter até o início do terceiro trimestres de 2017.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais