PIB cai 1,7% no terceiro trimestre


No terceiro semestre do ano, o Produto Interno Bruto (PIB) teve uma queda de 1,7% em relação ao segundo semestre, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) hoje (1º). Essa é a maior retração do PIB em terceiros trimestres, desde o início da série histórica em 1996.

Em comparação ao terceiro trimestre do ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) teve contração de 4,5% — a maior contração para um trimestre da série histórica do IBGE — e fechou os nove primeiros meses do ano com perda acumulada de 3,2%, também a maior da série.

De acordo com a Agência O Globo, quando se olha a queda recorde de 4,5% do PIB no terceiro trimestre, frente a igual trimestre do ano anterior, todas as atividades pelo lado da produção registraram queda. A indústria teve um tombo de 6,7%, enquanto a agropecuária caiu 2% e serviços, 2,9%.

Em relação ao segundo trimestre, todas as atividades da economia registraram queda, com exceção da despesa do consumo do governo, que subiu 0,3%. Pelo lado da oferta, a agropecuária caiu 2,4% em proporção com o trimestre anterior, acompanhada por um tombo de 1,3% da indústria. Serviços, por sua vez, teve queda de 1%.

Pelo lado das despesas, o consumo das famílias caiu 1,5% e o investimento recuou 4%. As exportações tiveram queda de 1,8%, enquanto as importações tiveram contribuição negativa de 6,9%. Em quatro trimestres, o resultado acumulado é de recuo de 2,5%, o pior desempenho de toda a série histórica.
No setor industrial, a maior queda foi registrada na indústria de transformação, com retração de 3,1% no trimestre frente aos três meses imediatamente anteriores. Os segmentos da construção civil e extração mineral também apresentaram desempenho negativo no mesmo período, com quedas de 0,5% e 0,2%, respectivamente.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais