Pesquisa devastadora para Lula, Dilma e o PT


Pesquisa realizada pelo Instituto Paraná mostrou um cenário devastador para o ex-presidente Lula, a presidente afastada Dilma Rousseff e o PT.

Os governos Lula e Dilma são vistos, ao lado da Operação Lava-Jato, como os principais responsáveis pela crise política que atinge o país.

A gestão Dilma também é vista, em primeiro lugar, como a grande responsável pela crise econômica, seguida do governo Lula e depois pela Lava-Jato.

As notícias ruins não param. A sondagem também apontou que 64,8% dos entrevistados são favoráveis ao afastamento definido de Dilma do Palácio do Planalto. Apenas 31% querem o retorno da presidente afastada.

Já o PT é citado espontaneamente por mais de 56% dos entrevistados como o partido mais corrupto do país.

Visto anteriormente como “o partido do pobres”, principalmente durante o auge do chamado Lulismo, o PT possui hoje a imagem de uma sigla corrupta, o que é devastador para suas pretensões eleitorais de curto (eleições municipais de 2016) e médio prazo (eleições gerais de 2018).

Mesmo que Lula ainda preserve um capital político junto ao eleitorado de baixa renda e localizada nos municípios com até 20 mil habitantes, uma nova vitória do ex-presidente em 2018 diante de uma conjuntura tão adversa é pouco provável.

O mais grave para o PT é que o partido não possui apenas a marca da corrupção em sua imagem, mas os últimos dois presidentes petistas (Lula e Dilma) são vistos como os principais responsáveis pelas crises política e econômica.

Embora o PT seja uma legenda que ainda preserve uma importante inserção em sindicatos e em parte da intelectualidade brasileira, somente uma profunda mudança interna será capaz modificar a imagem do partido.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais