Conhecido por seu caráter pragmático, José Serra, ministro das Relações Exteriores, mal assumiu e já tomou uma série de trouxe de medidas eficazes. O tucano aceitou chefiar o Itamaraty após a pasta ser anexada à Secretaria-Geral da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Agora, resta saber se Serra substituirá Jucá no planejamento.
Logo depois de assumir o novo cargo, Serra comentou a tramitação de dois projetos de sua autoria no Congresso Nacional.
Mesmo afastado do Congresso, agora à frente do Itamaraty, consegui adiantar a tramitação de dois projetos de minha autoria nesta semana.
— José Serra (@joseserra_) 21 de maio de 2016
Aprovado em caráter terminativo no Senado o projeto (PLS 727/2015) que aumenta a transparência e a velocidade do registro de medicamentos.
— José Serra (@joseserra_) 21 de maio de 2016
Na Câmara foi aprovada a proposição que eleva em R$ 3 bilhões o investimento anual em saneamento em Estados e municípios (PLS 95/2015).
— José Serra (@joseserra_) 21 de maio de 2016
Youtube
Na cerimônia de transmissão de cargo, o ministro definiu prioridades da política externa brasileira.
Site
Análise sobre a nova política externa publicada por Matias Spektor em seu blog no dia 26/05:
Sete apostas de Serra
O governo interino promete chacoalhar a política de comércio exterior herdada do PT.
Trata-se de aposta ambiciosa, pois há pouco tempo para negociar e reverter décadas de uma política equivocada, cujo efeito mais direto foi deixar o país e seus cidadãos mais pobres. Mas há bons motivos para ter alguma esperança, pois tudo o que o governo precisa fazer é mostrar espírito propositivo e sede por criar comércio novo.
Blog
No site oficial do ministro, há uma seleção com artigos dele. O mais recente é do dia 12/05.
Senado Federal: Penúltimo Ato
Se tudo caminhar como o previsto, o Senado já terá acolhido, até esta quinta-feira, o juízo de admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A partir daí, ela permanecerá afastada do cargo até os senadores decidirem, em até seis meses, sobre o impeachment propriamente dito. Creio que a Casa decidirá pelo afastamento definitivo de Dilma bem antes desse prazo.
Na segunda-feira (23), o ministro reuniu-se com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, na Casa Rosada. O encontro tinha como objetivo tratar da relações entre os dois países e da consolidação do Mercosul (Mercado Comum do Sul).
Uma foto publicada por José Serra (@_joseserra) em
No facebook, Serra postou uma foto do momento em que assinou o memorando da criação de um mecanismo de coordenação política Brasil-Argentina.