Personagem da semana: Cármen Lúcia – uma mineira no STF


Cármen Lúcia Antunes Rocha, ministra do Supremo Tribunal Federal desde 2006 por indicação do ex-presidente Lula, assumiu a presidência do STF dia 12 de setembro, como a segunda mulher a alcançar o mais alto posto na Corte. Foi a primeira a presidir o Superior Tribunal Eleitoral (STE). Em recente entrevista ao programa Roda Viva da TV Cultura de São Paulo, questionada se considerava-se uma ministra liberal ou conservadora respondeu: “sou mineira, nunca saberão!”

A ministra Cármen Lúcia esteve presente e atuante nas mais importantes decisões da recente história do STF e seus votos sempre foram notáveis pela ponderação e busca incessante do bem maior. Em sua posse, quebrou o protocolo saudando em seu discurso a mais alta autoridade presente, segundo ela, o cidadão. A ministra nasceu em Montes Claros (MG) e formou-se em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC). Conhecida pela austeridade e eficiência, sua gestão à frente do Supremo promete ser de muito trabalho e mudanças. Cármen Lúcia não está presente nas redes mas está sempre sob o olhar atento dos veículos de comunicação. Veja a seguir como a presidente do STF está sendo percebida:

Bola Fora

Bola Dentro

Declarou-se impedida de votar sobre correção inflacionária das poupanças afetadas pelos planos econômicos dos anos 80 e 90, seu pai tem um processo em curso. Conhecida por sua eficiência e celeridade em uma única sessão em que substituiu Ricardo Lewandowski julgou 50 processos, contra 5 em média do antigo presidente.
Disse ter estudado português e que deveria ser chamada de presidente. A frase soou como uma crítica direta à Dilma Rousseff, que preferia o termo presidenta. Mesmo religiosa se posiciona de maneira a privilegiar o que lhe parece mais correto. Foi favorável ao aborto de fetos anencéfalos e à união homoafetiva. Também levanta a questão do feminismo e da proteção às crianças e idosos.
Durante a fase de denúncia do Mensalão teve vazada uma conversa com Ricardo Lewandowski que dava a entender que Eros Grau teria feito acordo com o Planalto para rejeitar a acusação. Faz intenso trabalho de campo seja pesquisando, seja visitando os locais sobre os quais incidem os processos como o presídios de Pedrinhas no Maranhão.
Pessoa simples, que evita luxos, dirige o carro próprio e usa o carro oficial apenas a trabalho. Já deixou claro que pretende mexer no estatuto do judiciário com relação a benefícios e privilégios dos magistrados.

Posse no STF

Além da quebra de protocolo em seu discurso inicial, saudando primeiramente o cidadão, a ministra dispensou a tradicional festa custeada por associações de magistrados em todas as posses de ministros da Corte. E deixou claro a que veio dizendo, “não gosto de festa, mas de processo”. Veja o seu discurso da cerimônia de posse:

 

Twitter

Veja alguns tuítes sobre a ministra Cármen Lúcia:

Disciplina contra extravagâncias

A Folha traçou um perfil de Cármen Lúcia destacando seu passado no internato de freiras como origem de sua disciplina. Citaram votações importantes e as mudanças que a ministra deseja fazer no Judiciário durante a sua gestão.

Roda Viva

Cármen Lúcia foi a entrevistada da semana no programa Roda Viva, onde um grupo de jornalistas pode perguntar sobre temas espinhosos como a Operação Lava Jato, a opinião da juíza sobre colegas e políticos, além de temas de interesse nacional como a recente decisão do STF sobre a execução de pena após condenação em segunda instância. A presidente do STF foi extremamente diplomática e procurou responder à todos as perguntas exceto uma por ainda estar transitando no STF.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais