PEC dos Gastos: apenas fato político pode atrasar


A PEC dos Gastos chegou ao Senado e começou a tramitar. Com o intuito de concluí-la ainda este ano, o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) está dando celeridade à matéria.

Após sua leitura em plenário, o texto foi enviado imediatamente à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde prontamente o líder do PMDB, Eunício Oliveira, foi designado relator.

Na terça-feira (01/11), o relator apresentou seu parecer. Na semana posterior, está prevista a realização de uma audiência pública (08/11) e a votação na CCJ no dia seguinte (09/11).

O cronograma da proposta é bem factível e não desrespeita em nada o rito regimental. Ele só poderá ser alterado por questões políticas. No entanto, descartamos a possibilidade de desentendimentos entre Legislativo e Judiciário afetar a tramitação da matéria.

As questões que podem gerar algum atraso no andamento da PEC seria a pressão por mais discussão no Senado, com a realização de mais audiências públicas. E ainda – e mais impactante – seriam os efeitos da delação premiada da empreiteira Odebrecht, no âmbito da Operação Lava-Jato. Pelo que se especula, pode envolver membros do governo e de sua base parlamentar.

O vazamento de trechos da delação ao longo de novembro pode comprometer a análise da proposta no plenário, cuja votação em primeiro turno está prevista para o dia 29. A eventual citação de políticos governistas deve provocar deterioração na base do governo. Porém, se o núcleo palaciano passar incólume por esse período, não vemos possibilidade de perda de apoio político e, consequentemente, a PEC será aprovada pelo Congresso sem sobressaltos.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais