Pauta de fim de ano no Senado


O Senado pretende votar uma pauta de matérias econômicas e regulatórias até o fim do ano. O presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) elaborou uma agenda mínima de cinco temas a serem analisados, além da PEC que estabelece um limite de gastos pela União (PEC nº 55/2016) e da Reforma Política (PEC nº 36/2016).

A primeira proposta a ser deliberada será o projeto que reabre o prazo para a repatriação de recursos mantidos no exterior (PLS nº 405/2016). Pelo texto, o prazo será reaberto de 1° de fevereiro a 30 de junho de 2017. A matéria está na Comissão de Constituição e Justiça sob relatoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), mas deve ir a voto no plenário em breve, dada a urgência do tema.

O projeto que estabelece a securitização da dívida ativa de União, estados e municípios (PLS nº 204/16) já está pronto para votação em plenário. A proposta é uma alternativa à redução do déficit das contas públicas.

Outros dois projetos que serão deliberados no plenário nos próximos dias são o que regulamenta a exploração de jogos de azar (PLS nº 186/14) e o que reformula a Lei de Licitações (PLS nº 559/13). Ambos foram aprovados na semana passada pela Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional e já podem ser submetidos ao pleno.

O chamado Estatuto da Desburocratização fecha a relação de temas a serem apreciados. A matéria compõe-se de um projeto de lei e de uma Proposta de Emenda à Constituição elaborados por uma comissão especial de juristas instituída para promover a desburocratização da administração pública com revisão do processo administrativo e judicial de execução fiscal.

Todas as propostas são originárias do Senado e para se tornarem leis necessitam ratificação da Câmara dos Deputados.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais