Os próximos passos do impeachment pós-STF


O Supremo Tribunal Federal julga nesta quarta-feira (16) novos questionamentos feitos pela Câmara dos Deputados sobre o rito do impeachment. A partir do julgamento, o assunto volta a avançar na Câmara.

Eduardo Cunha (PMDB-RJ) terá uma reunião com os líderes para definir detalhes diversos, como o prazo que os líderes terão para indicar os membros da comissão do processo contra a presidente da República.

De uma forma geral, os próximos passos são os seguintes:

  1. Indicação, por parte dos líderes partidários, dos integrantes da comissão do impeachment. O prazo deve ir até a próxima semana.
  2. Votação dos nomes pelo plenário. Mesmo que o Supremo mantenha o entendimento de que não cabe candidatura avulsa, os nomes precisam ser confirmados pela Casa. Espera-se que isso ocorra ainda em março, entre os dias 23 e 30.
  3. Instalação da comissão. Ela terá que se reunir para escolher seu presidente e relator e definir o roteiro de trabalho. Seu funcionamento pode ter início entre a última semana de março e a primeira de abril.
  4. Apresentação e votação do parecer da comissão. O relatório final pode ser apresentado entre o final de abril e o início de maio. A votação poderá ser demorada, com manobras regimentais tanto por parte de aliados quanto da oposição.
  5. A votação pelo plenário da Câmara pode ocorrer em meados de maio.
  6. Conforme o roteiro acima, entre a decisão do STF (16/03) e a votação do plenário da Câmara (meados de maio) nossa estimativa é que o processo demore entre 45 e 60 dias.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais