Os presidenciáveis


Para saber mais sobre a crise política e sobre a delação da JBS contra Temer leia:
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRISE POLÍTICA
O BRASIL TEM UMA AGENDA EM BUSCA DE UM LÍDER
TEMPOS ESTRANHOS

Compartilhe no Whatsapp: http://bit.ly/2r43PY2

Em Brasília já não se discutem as possíveis saídas para o governo de Michel Temer. Depois dos efeitos da delação da JBS, do afastamento do senador Aécio Neves e da prisão de sua irmã, Andrea Neves, o presidente perdeu a governabilidade. E mesmo que se levantem novas suspeitas quanto a legitimidade das gravações, o que beneficiaria Temer, o dano político está feito e a agenda legislativa comprometida.

Temer nega-se a renunciar e espera que avanços na área econômica e na tramitação das reformas sejam suficientes para esticar a paciência do mercado e da base aliada. Mas dois temas dominam as conversas no Congresso: como será a saída de Temer e quem o substituirá.

Julgamento no TSE

O TSE pode tomar as rédeas da situação e aproveitar o julgamento da ação contra a chapa Dilma-Temer para abreviar a crise, abrindo caminho para uma rápida sucessão. O ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, já marcou a volta do julgamento para dia 6 de junho.

Solução Constitucional

A cassação pelo TSE oferece uma brecha que deixa inquietos aliados e opositores. Sendo a chapa Dilma-Temer cassada, o mandato de Temer, em teoria, não teria sido válido, e portanto, não haveria vacância, conforme previsto na Constituição. Juristas defendem que seria o caso de antecipação das eleições diretas.

Pensando na continuidade das reformas e na recuperação da estabilidade política, a maioria concorda que a melhor opção é a eleição indireta. A solução não conta com apoio da opinião pública, mas desperta interesse entre representantes do poder legislativo. A eleição indireta, embora constitucional, não está devidamente regulamentada sobre quem poderia ser candidato. Se seguir a regra geral, o candidato deve ser brasileiro nato, ter mais de 31 anos e pelo menos 6 meses de filiação partidária. O importante agora é definir nomes viáveis para ocupar a Presidência em tempos tão conturbados.

Possíveis nomes

Entre os candidatos citados ultimamente destacamos alguns com prós e contra:

Nelson Jobim

Prós: filiado ao PMDB, partido de Temer, foi ministro da Justiça no governo FHC, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e ocupou a pasta da Defesa nas administrações petistas de Lula e Dilma. Tem perfil conciliador, com clara vantagem para administrar as relações entre os poderes caso seja eleito.

Contra: a Lava-Jato investiga tanto o banco BTG-Pactual do qual é sócio e membro do conselho diretor quanto o maior negócio de sua gestão na Defesa lulista, a compra dos submarinos.

 

Tasso Jereissati

Prós: senador, presidente do PSDB, tem bom relacionamento no Congresso.

Contra: não é um nome que agrada aos partidos do Centrão, que apoiam Maia, e ao núcleo duro do Planalto. Tem problemas de saúde.

 

 

Cármen Lúcia

Prós: defende as reformas. Pode representar uma opção fora do núcleo político e do “lado” da Lava-Jato.

Contra: por ser representante do judiciário e declaradamente contra a corrupção, não conseguiria facilmente apoio no Congresso.

 

 

Gilmar Mendes

Prós: tem estado do lado do governo em momentos de crise. Critica abertamente os abusos da Lava-Jato.

Contra: não tem o perfil conciliador necessário e já entrou em conflito com representantes do MPF e do legislativo.

 

 

Henrique Meirelles

Prós: ministro da Fazenda, fiador das reformas, é o nome preferido do mercado e de aliados de Michel Temer.

Contra: esteve quatro anos à frente do conselho consultivo da J&F, holding que reúne as empresas dos irmãos Batista, entre elas a JBS

 

 

Rodrigo Maia

Prós: deputado do DEM, é o primeiro na linha sucessória e será o responsável por convocar a eleição indireta. Tem apoio dos partidos nanicos e bom relacionamento com a oposição, conseguiu se eleger para a presidência da Câmara com votos até do PT e do PCdoB. Se tiver um bom desempenho pode tornar-se a opção natural para o mandato tampão.

Contra: Está sendo investigado pela Lava-Jato

 

 

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais