Os homens fortes de Temer

O que podemos esperar do Governo de Michel Temer? Trazemos os 5 maiores nomes de confiança do atual Presidente da República:

Henrique Meirelles

Até ser convidado para comandar a economia (Ministério da Fazenda), o ex-presidente do Banco Central tinha relações formais com o futuro presidente. Hoje, o entendimento entre ambos se fortalece com uma admiração recíproca. Meirelles será uma espécie de primeiro-ministro, com influência sobre vários setores. Dividirá com o presidente a árdua missão de recuperar a confiança, por enquanto com medidas que demorarão a se tornarem concretas, mas capazes de apontar com clareza o rumo da estabilização.

Eliseu Padilha

um dos mais competentes operadores políticos do partido, encarregado da formação de quadros e treinamento de cabos eleitorais nas fases pré-campanha. Especialista na contabilização de apoios na véspera das grandes votações, é o braço direito de Temer. Na Casa Civil será o responsável pelo principal filtro político do novo presidente. Ex-ministro dos Transportes e da Aviação, tem bons contatos no setor privado e domina o relacionamento com os parlamentares da base aliada de Temer

Moreira Franco

Ex-prefeito de Niterói e ex-governador do Rio de Janeiro, vai coordenar as privatizações na área de infraestrutura, tema que passou a dominar ao ocupar o Ministério da Aviação. Foi o primeiro do grupo do Jaburu a confrontar a presidente Dilma e dar contornos ao que os petistas etiquetaram de conspiração, mais tarde golpe. Moreira é dos maiores conhecedores do pensamento estratégico de Michel Temer, com quem senta-se à mesa quase todos os dias no jantar e fazer planos para a economia.

Geddel Vieira Lima

Conhecido por seus métodos agressivos de fazer política, o baiano Geddel foi um dos primeiros políticos do PMDB a forçar o rompimento com o PT e a apoiar o impeachment. Ex-vice-presidente da Caixa Econômica, será o futuro secretário-geral da Presidência, por onde passam as decisões políticas mais importantes e parte da formulação do relacionamento com a base aliada. É um dos principais defensores do lançamento de candidatura própria à presidência da República em 2018.

Romero Jucá

Líder do governo no Senado nos últimos 20 anos, domina os fundamentos da economia, é hábil negociador e tem uma enorme capacidade de aproximar interesses empresariais do Congresso. Homem de confiança de Temer, assumiu a presidência do partido quando o então vice-presidente teve que se afastar, no calor do embate com os petistas, para evitar maiores desgastes. Terá papel importante na formulação de medidas econômicas pró-ajuste e da estratégia de convencimento parlamentar para aprova-las.

Henrique Eduardo Alves

Ex-presidente da Câmara e ex-deputado com o segundo maior número de mandatos consecutivos (11), foi o primeiro a desembarcar do governo Dilma – onde ocupava o cargo de ministro do Turismo – depois do rompimento do PMDB. Parceiro de primeira hora de Michel Temer, fez política ao lado do lendário Ulysses Guimarães, a quem seu pai, Aluízio Alves, ex-governador do Rio Grande do Norte, foi ligado. Em 2014 perdeu a eleição para comandar seu estado por falta de apoio do ex-presidente Lula.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais