Os 5 políticos mais comprometidos por Sérgio Machado


Em sua delação premiada, Sérgio Machado citou muitos nomes, de uma ampla gama de partidos políticos. Confira os 5 nomes que podem se complicar com as acusações do ex-presidente da Transpetro:

José Sarney

Passado: O político tem uma longa trajetória, como senador, tendo inclusive presidido a Casa por três vezes. Já foi também governador do Maranhão e presidente do Brasil, de 1985 a 1990.

Presente: Desde 2013, José Sarney se dedica exclusivamente à carreira literária. Em suas próprias palavras, “a política anda muito desinteressante”.

Futuro: Em virtude de sua idade avançada, é muito provável que qualquer punição que possa ser aplicada a Sarney se limite no máximo a prisão domiciliar, ou uso de tornozeleira de monitoramento.

Renan Calheiros

Passado: Renan já renunciou à presidência do Senado em 2007, quando teve seu nome ligado a diversas denúncias de corrupção. Foi absolvido em 2013, em votação do próprio Senado.

Presente: Ocupa, pela 3ª vez, o cargo de presidente do Senado Federal.

Futuro: Ainda incerto. O Supremo Tribunal Federal negou um pedido de prisão contra Renan, José Sarney e Romero Jucá, todos do PMDB. Caso se comprove judicialmente qualquer ilegalidade contra Renan, seu mandato como presidente do Senado pode estar com os dias contados.

Michel Temer

Passado: Temer já foi presidente da Câmara, líder do PMDB, deputado federal, secretário de segurança pública e procurador-geral do estado de São Paulo. Foi eleito vice-presidente do Brasil na chapa PT/PMDB, junto com Dilma Rousseff nas eleições de 2014.

Presente: Desde o afastamento da presidente Dilma Rousseff, em abril de 2016, ocupa interinamente o posto que ela deixou vago.

Futuro: Sem entrar em detalhes, o presidente interino desmentiu, em pronunciamento para a imprensa, as acusações de Sérgio Machado. As denúncias podem atrapalhar os planos de Michel Temer e abalar o governo, caso mudem o foco da mídia e opinião pública. A delação de Sérgio Machado tirou o peso de pautas que estavam em votação, como por exemplo, o teto para os gastos públicos.

Henrique Eduardo Alves

Passado: Já foi deputado federal por 11 mandatos, e também presidente da Câmara dos Deputados. Foi Ministro do Turismo no governo de Dilma Rousseff.

Presente: Permanecia ministro do Turismo do governo interino de Michel Temer. Em 16 de junho, pediu demissão do cargo após ter sido citado na delação de Sérgio Machado, tornando-se o terceiro ministro de Temer a cair em pouco mais de um mês de governo.

Futuro: Henrique Alves segue alvo de dois pedidos de investigação na Operação Lava-Jato. Não há mandatos de prisão contra ele até o momento.

Aécio Neves

Passado: O neto do ex-presidente Tancredo Neves já foi por duas vezes governador do estado de Minas Gerais, e disputou com Dilma Rousseff a presidência da República, em 2014.

Presente: Atua como senador, e é presidente nacional do partido PSDB.

Futuro: Aécio é alvo de inquérito na Operação Lava-Jato. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, autorizou a continuidade das investigações contra o senador. Ainda não há conclusões ou provas concretas do envolvimento de Aécio em esquemas de corrupção.

Confira o infográfico elaborado pelo G1, com todos os nomes e partidos de políticos citados na delação de Sérgio Machado:

 

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais