Os 5 maiores perrengues de Eduardo Cunha


O juiz Sérgio Moro decretou nesta quinta (19) a prisão preventiva de Eduardo Cunha, em consequência de acusações que o ex-deputado enfrenta na Operação Lava-Jato. Cunha foi levado a Curitiba, onde ficará detido.

A prisão talvez seja o maior entrave enfrentado por Eduardo Cunha até o momento, mas certamente não foi o único. Confira abaixo uma lista dos cinco maiores vexames enfrentados pelo ex-deputado cassado:

Afastamento da presidência da Câmara

Em Maio de 2016, o Supremo Tribunal Federal afastou Eduardo Cunha da presidência da Câmara dos Deputados, sob acusação de estar usando sua influência política para interferir nas investigações da Lava-Jato. Foi sua primeira grande derrota, e um sinal de que Cunha não era assim tão imbatível.

Senta lá, Claudia

Viagens, bolsas caras, ostentação. Claudia Cruz, esposa de Eduardo Cunha, acabou por tornar-se ré na Operação Lava-Jato, sob acusação de gastar dinheiro de propina em suas aventuras milionárias. O que pegou mal foram as declarações iniciais de Claudia, ao afirmar que “desconhecia a origem do dinheiro” e que “só perguntava se podia gastar, ele autorizava”.

Amigos pero no mucho

Em princípio, Cunha parecia imbatível: muitos aliados, tinha passado o processo de impeachment na Câmara. Sua capacidade de fazer manobras políticas parecia tornar distante um processo de cassação. Mas aos poucos, foi perdendo aliados, e ao fim, a quantidade de parlamentares que o defendia, mesmo dentro do PMDB, minguou. Nem mesmo uma possibilidade de delação parecia mais amedrontar aqueles que poderiam tomar partido de Cunha.

Cassação

A última manobra de Cunha parecia ser adiar a sessão que determinaria sua cassação. Porém, o novo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, foi firme em manter a data, sem adiamentos. Por 450 votos a favor, e apenas 10 contra, Eduardo Cunha teve seu mandato de deputado cassado em 12 de Setembro deste ano.

Agressão no aeroporto

Quem imaginou que Cunha seria esquecido após a cassação, se enganou. Constantemente atacado verbalmente em suas passagens por aeroportos, nos últimos dias, passou por um vexame maior: foi agredido por uma senhora, aos gritos de “pega ladrão”. Veja o vídeo:

Depois de sua prisão, a dúvida que fica é: Cunha negociará uma possível delação?

 

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais