O que será de Rodrigo Janot?


O presidente do Senado, Renan Calheiros, poderá decidir hoje se acata mais um pedido de impeachment contra o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O pedido se junta a uma fila de pedidos de afastamento, totalizando 9, tendo sido 4 já arquivados. O último pedido, protocolado pelas advogadas Beatriz Kicis de Sordi e Cláudia de Faria Castro se baseou na prerrogativa de tratamento diferenciado para Lula e Dilma, uma vez que também estariam tentando obstruir investigações da Lava-Jato, sem pedido de prisão de Janot, ao contrário de Renan Calheiros, José Sarney e Romero Jucá.

Foto: Lula Marques/ Agência PT

A possibilidade de afastamento do procurador-geral da República é tratada com cautela por parlamentares, pois uma vez que o Senado acate algum dos pedidos pendentes, poderá soar como retaliação do presidente da casa, alvo de um pedido de prisão protocolado por Rodrigo Janot. No atual cenário de crise política, o ato poderia gerar ainda mais instabilidade. A pauta é uma das poucas que gera consenso entre partidos diversos, que concordam que aceitar qualquer pedido de afastamento de Janot seria precipitado.

“Não acho que ajuda a pacificar o ambiente. Quanto menos marola, melhor. É um momento que estamos precisando aprovar leis importantes, acho que isso não ajuda” (Aloysio Nunes, PSDB-SP)

“Acho que não é um momento bom para se fazer qualquer tipo de embate. Está tudo muito tumultuado. Acho que a nossa preocupação no momento é fazer com que o Brasil possa retornar ao eixo. Essa questão de impeachment tem que ser avaliada com muita cautela” (Eunício Oliveira, PMDB-CE)

“Não deve passar. Esse tema foi tratado na reunião de líderes, mas não existe apoio. Ninguém concorda com essa agressividade, essa disputa entre os Poderes” (Lindbergh Farias, PT-RJ)

O próprio presidente em exercício, Michel Temer, anunciou que um impeachment de Janot não valeria a pena, mais um indicativo de que o pedido de afastamento não deverá ir adiante. A Procuradoria Geral da República não se manifestou sobre o assunto, mas ainda que dificilmente vá adiante, a possibilidade de impeachment de Rodrigo Janot é um forte indício do confronto entre Legislativo e Judiciário. Renan Calheiros reagiu com irritação ao pedido de prisão na semana passada, criticando fortemente a atuação de Janot e da PGR, mas já mostra um discurso mais brando, tendo dito nos bastidores que passaria a decisão sobre o impeachment ao primeiro vice-presidente do Senado, Jorge Viana.

Para alguns, Rodrigo Janot andou exagerando, com os pedidos de prisão e vazamentos de delações. Segundo o jornal Folha de SP, empresários e investidores andam insatisfeitos com o clima de instabilidade política e econômica que a devassa promovida pela Operação Lava-Jato em causando. A realidade, de fato, tem sido imprevisível, mas apesar das críticas, o governo de Michel Temer vem avançando, ainda que timidamente, em pautas da economia. Se continuar, pode contribuir para atenuar a tensão entre os poderes. Enquanto isso, todos mantem o discurso de “cada um está cumprindo o seu papel”.

Pelo horizonte, tem-se apenas como certo de que mais delações devem vir pelo caminho. A judicialização da República encontra respaldo na sede de justiça do povo e da mídia, e na promessa de um futuro menos corrupto para o país. Ao Legislativo, e aos partidos políticos, a vigília parece ser um denominador comum. “Esperar o melhor, se preparar para o pior, receber o que vier” parece um ditado pertinente para os dias atuais da política brasileira.

 

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais