O PT sai muito menor do que entrou

Em 2003, a posse de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da República erguia uma divisória imaginária na história do Brasil. Um ex-operário, líder de massas, à frente de um partido de esquerda nascido na luta contra a ditadura militar marcaria de forma indelével a história nativa.

A esperança numa nova forma de fazer política rivalizava com a desconfiança no fundamentalismo exalante da agremiação que, nos 23 anos anteriores, combatera todos que divergissem de sua cartilha. A conversão pragmática do PT aos ditames econômicos liberais derrubou, naquele momento, o receio que despertara.

Lula (2003-2010) produziu, então, transformação aparentemente definitiva nas políticas de Estado. Assim como a estabilidade da moeda, alicerçada por Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), a inclusão social tornou-se precípua em qualquer programa de governo. Não à toa, o presidente interino Michel Temer assegura que manterá os programas sociais.

Parafusos, nunca mais

Estava tudo muito bom, tudo muito bem, mas, parafraseando a Blitz, o PT não soube aproveitar a bonança. A tendência ao hegemonismo e à convicção de que seriam necessários mais mandatos para completar sua obra mitigaram princípios basilares do lulopetismo. Entre eles, a ética na política.

Estuários dos humores das ruas, as redações jornalísticas refletiam, em 2003, o sentimento de esperança na nova política. Mesmo colegas que desacreditavam na capacidade petista de gerenciar uma das maiores economias do mundo, assentiam que, no campo da ética, a sigla representava novidade na política brasileira. “Radicais, mas honestos”, sintetizavam.

Vencido o ceticismo, o partido tratou de assegurar a hegemonia, lambuzando-se com o poder. A convicção sectária de que seus bons propósitos tudo justificava conduziu a sigla à lenta degeneração. Dogmas – como o de que só o PT representa os pobres – justificavam os meios.

Com alianças cada vez mais largas, o partido foi afrouxando seus controles internos. Figuras deletérias passaram a compor a grei companheira.

O afrouxamento em relação à vigilância intransigente com o bem público estribou-se numa convicção e numa esperteza (ou fraqueza, se se optar por um eufemismo). A certeza, arraigada na esquerda, de que não é larápio o que surrupia para o bem da causa.

Já a esperteza é traço comum à parcela dos que ascendem ao poder. Se detém as chaves do erário, por que não se locupletar. E assim se fez.

Aparentemente alegórico, episódio da segunda metade dos anos 1990 prenunciava o que viria. Um conhecido deputado, ao participar de reunião da bancada petista, reconheceu que, acostumado aos prazeres que a vida parlamentar propiciava, não voltaria à lide operária “para apertar parafusos”. Não voltou.

A frouxidão moral desvelou-se em 2005, quando o Mensalão veio à tona. O sistema de desvio de recursos públicos mostrou que, afora arrecadar para a causa, cumulava-se vantagens pessoais.

Veio a Lava-Jato, e os milhões viraram bilhões. A operação policial sediada em Curitiba indicou que, do erário, partiam também os dinheiros que fomentavam cabedais de velhos e novos companheiros, como os grandes empreiteiros.

A mais maldita das heranças

Como ato derradeiro, e tendo a soberba como conselheira, o PT sucumbiu à imposição de sua maior liderança. Com a popularidade inflada, Lula fez de Dilma Rousseff (2011-2016) a presidente do Brasil.

Arrogante, ela desprezou a política. Incompetente, afundou o país na recessão. Nesta ordem. O vocativo imposto – “sim, senhora presidenta” – barrava o juízo crítico.

O naufrágio da economia sorveu empregos, a inflação controlada e os investimentos num torvelinho que ainda vivenciamos. Em paralelo, a ampla desilusão com a presidente que, para se reeleger, ludibriou eleitores.

O maior desastre, no entanto, foi o rebaixamento da política – a mais maldita das heranças. Quando ascendeu, o PT trouxe junto o sonho de que era possível exercer a vida pública com desprendimento franciscano e a convicção de idealistas.

À derrocada do projeto petista sobreveio o descrédito na política como mediação de conflitos e interesses divergentes. A melhor representação dessa decepção veio das multidões nas ruas a partir de 2013. Os manifestantes, incluindo eleitores de Dilma e Temer, rejeitavam a ambos.

Ao vergar seus propósitos à avareza, o PT traiu a confiança de que seus quadros eram integrados majoritariamente de militantes por princípio e não por políticos sem princípios. Desfigurou-se de tal forma a agremiação que restaram caricaturas, como a imagem patética, na última segunda, 9 de maio, do presidente interino da Câmara Baixa cercado pela soldadesca governista.

Em vez de encarar seus erros, Dilma – a contragosto aceita como títere do jus sperniandi petista – repete o mantra propagandístico de que é vítima de um golpe. Não reconhece a presidente deposta que a Suprema Corte favoreceu-a por meio de interpretações enviesadas da Constituição, como apontam juristas prestigiados.

Ela igualmente ignora que somente os muito mal avaliados são rejeitados pelo voto de 367 deputados federais e 55 senadores. Despreza que os parlamentares não se moveriam com tamanha desenvoltura não fossem empurrados pela legitimidade das ruas.

Desconhece a presidente que as denúncias contra seu governo partem de companheiros, e não de oposicionistas. Das imputações de gestão fiscal fraudulenta à grave acusação de que a mandatária sabia dos malfeitos.

Doravante, o PT perseverará, como fez com todos os antecessores, na sanha revanchista. Erguerá os punhos como se liderado fosse por José Pepe Mujica, ex-presidente uruguaio que fez política como missão, não para enricar.

Treze anos depois, desferido o golpe na esperança, o PT deixa o poder muito menor do que entrou. Se não repensar suas práticas e seus malfeitos, permanecerá em cena transmutado num partido ordinário.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais