O PSDB na encruzilhada


O PSDB, principal partido de oposição ao governo Dilma Rousseff, está vivendo uma série de dilemas que o colocam em uma encruzilhada. A atuação da legenda frente ao atual governo é motivo de debates internos. Além disso, há uma disputa entre seus principais líderes (Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra) e denúncias contra Alckmin, em São Paulo (SP), e também contra o ex-presidente FHC.

Após pesquisas internas apontarem queda nas intenções de voto e aumento de rejeição, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) decidiu rever sua estratégia de atuação. A partir de agora, deverá ser mais propositivo, deixando um pouco de lado a movimentação em favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A alteração no comportamento de Aécio ocorre após se constatar que o senador é visto pelo eleitorado como um líder que não propõe saídas para a crise. As sondagens também mostraram desgaste na imagem do PSDB por apostar nas chamadas “pautas-bomba”.

Qual será a postura do PSDB?

Porém, a bancada tucana na Câmara dos Deputados continuará adotando um tom de maior enfrentamento com o governo. O alvo dos parlamentares do PSDB é o ex-presidente Lula, que será bastante cobrado.

O PSDB ainda precisará conviver com o risco de Alckmin e Serra trocarem de partido para disputar o Palácio do Planalto

Enquanto o PSDB debate sua atuação como partido em Brasília, Geraldo Alckmin e FHC enfrentam denúncias. Alckmin está diante de uma investigação que envolve supostas irregularidades nos contratos de fornecimento de merenda escolar. Outro desgaste que atinge o governador são os protestos pelo fechamento de salas de aula na rede estadual devido à redução do número de alunos.

Na semana passada, a jornalista Miriam Dutra fez denúncias contra FHC. Miriam falou sobre o relacionamento extraconjugal que manteve com o ex-presidente entre 1985 e 1991 e revelou que a empresa Brasif Exportação e Importação, concessionária à época das lojas Duty Free nos aeroportos brasileiros, ajudou FHC a enviar dinheiro para ela entre 2002 e 2006.

Em meio a todos esses desafios, o PSDB ainda precisará conviver com o risco de Alckmin e Serra trocarem de partido para disputar o Palácio do Planalto. Especula-se sobre a ida de Alckmin para o PSB e de Serra para o PMDB.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais