O placar da votação: o que representa cada resultado


A Câmara tenta votar nesta quarta-feira (02) autorização para que o Supremo Tribunal Federal investigue o presidente da República, Michel Temer, na acusação pelo crime de corrupção passiva. A Arko Advice fez uma avaliação sobre o que cada placar da votação representa para o governo do presidente Michel Temer:

A tendência é que a denúncia seja recusada. O governo deve conseguir entre 257 e 270 votos a seu favor.

Abstenções: o que elas representam

Para que a denúncia contra o presidente Michel Temer seja aceita são necessários 342 votos. Aqueles que se abstiverem vão estar, na prática, votando a favor do presidente.

Tais abstenção, ao mesmo tempo que mostram que determinados parlamentares não estão dispostos a votar contra Temer, revelam seu receio de manifestar posição ostensiva a favor do presidente. Estão sujeitas, portanto, à pressão popular e serão consideradas votos em potencial contra o presidente em uma eventual segunda denúncia, a ser apresentada pela Procuradoria-Geral da República.

Podem, também, querer mandar algum recado ao presidente de que esses parlamentares estão insatisfeitos com alguma demanda pendente, seja em relação a cargos ou à liberação de emendas.

No limite, as abstenções são votos altamente voláteis, que podem apoiar o presidente ou aderir à oposição.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais