O impacto político da lista de Fachin


A divulgação da lista do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, relator da Operação Lava-Jato, autorizando investigação de parcela expressiva do sistema político a partir de delações de ex-executivos da Odebrecht traz uma série de implicações sob as mais diferentes variáveis:

Popularidade do governo:

A tendência é que a avaliação positiva do governo Michel Temer continue baixa. Aliás, dado o impacto das delações, amplamente divulgadas por diferentes meios de comunicação – que realizam uma condenação prévia dos investigados –, é possível até que a popularidade do governo e também a do presidente Temer caiam ainda mais e cresça a desaprovação.

Reformas:

Como parlamentares importantes foram atingidos pela lista de Fachin, o ritmo dos trabalhos pode diminuir. Porém, uma vez que as investigações das denúncias trazidas pela Odebrecht ainda terão um longo caminho até a condenação final dos envolvidos, a agenda de reformas deverá continuar avançando.

Base aliada:

Uma das grandes preocupações do governo é que as investigações afetem o seu relacionamento com a base aliada. O presidente Michel Temer tem participado diretamente das negociações dos temas considerados cruciais, em especial a Reforma da Previdência. Embora possa haver alguma tensão no cenário de curto prazo, não há risco de desagregação entre os aliados.

Saída de ministros:

Apesar de oito importantes ministros do governo serem investigados pela Lava-Jato, nenhum deles deverá ser afastado no curto prazo. Por ora, continua valendo regra estabelecida pelo presidente Temer – os ministros só deixarão o governo após serem denunciados. Porém, caso os investigados fiquem numa situação política de grande fragilidade, principalmente após novas revelações vindas das delações, a possibilidade de mudanças ministeriais não pode ser totalmente descartada.

Protestos:

Sempre há o risco de novos protestos, dada a turbulência política pela qual o país passa. No entanto, a última mobilização que o Movimento Brasil Livre (MBL) tentou realizar acabou fracassando. Assim, como há uma crise de representação e o sistema político como um todo foi atingido pela Lava-Jato, os grupos demonstram baixa capacidade de levar a população às ruas. Teremos um novo termômetro dessa capacidade de mobilização popular no dia 28 de abril, data da greve geral convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) em oposição à agenda de reformas do governo.

A antipolítica:

O envolvimento das grandes lideranças dos principais partidos políticos (PT, PSDB, PMDB etc) no escândalo da Lava-Jato produz um vácuo no jogo de poder que poderá ser ocupado por alguém vinculado à antipolítica ou pelos chamados outsiders. Com a alta rejeição da política tradicional, o Poder Judiciário deverá preservar o protagonismo do qual desfruta atualmente. Com o combate à corrupção sendo o tema principal da agenda política, nomes como o de João Doria (PSDB), Jair Bolsonaro (PSC), Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (REDE), não citados nas delações da Odebrecht, podem ganhar relevância no debate político. Também pode surgir uma alternativa vinda de fora do sistema. Por exemplo, a declaração do apresentador Luciano Huck em uma recente entrevista, afirmando que chegou a hora de sua geração eleger o presidente da República. Isso foi interpretado como disposição para se candidatar a presidente.

Essa corrosão da política tradicional abre espaço para o surgimento dos chamados outsiders. Hoje, por exemplo, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) aparece bem posicionado nas pesquisas de intenção de voto para 2018, estando tecnicamente empatado com as opções do PSDB.

Embora não sejam antipolíticos, políticos como o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o ex-senadora Marina Silva (REDE), podem ocupar esse espaço vago, principalmente se figuras consagradas, como Lula, Aécio, Serra e Alckmin, ficarem inviabilizadas.

Veja um debate promovido pela TV Estadão sobre o impacto político e econômico da delação da Odebrecht:

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais