O futuro do Brasil em jogo


O Brasil surpreende estrangeiros há muito tempo. Estudiosos não compreendem os surtos de desenvolvimentos entrecortados por momentos de depressão. Mas essa é a síntese da história do país, que nos anos trinta do século passado era pouco mais que um pasto abandonado e improdutivo que ocupava largo território na América do Sul. A Argentina, ao contrário, era uma sociedade organizada, alfabetizada, industrializada, com agronegócio produtivo e o conjunto da economia entre os dez mais elevados do mundo.

Em pouco mais de cinco décadas tudo mudou. O Brasil se industrializou, a partir da criação da usina siderúrgica de Volta Redonda, no governo Vargas, e iniciou seu processo de urbanização apressada, desorganizada, porém efetiva. São Paulo, do início dos anos cinquenta, era uma cidade de residências baixas. Em pouco tempo, tornou-se um festival de prédios de altura impensável. O governo JK radicalizou o conceito de desenvolvimento, atraiu indústrias estrangeiras, capital internacional, transferiu a capital e abriu o centro-oeste para os investidores do agronegócio. O governo Jango jogou os índices para baixo. Depois, os militares retomaram o conceito de desenvolvimento até o paroxismo. A inflação elevada terminou por ajudar a derrubar o regime.

O governo Itamar domou a inflação. E a administração FHC garantiu um crescimento modesto, porém linear. Ao final de esforços maiores ou menores, o Brasil que foi entregue ao presidente Lula estava entre as seis maiores economias do mundo. É uma trajetória notável para um país desajustado, grande demais, desorganizado e governado por uma elite normalmente distante da realidade. O Brasil conseguiu ultrapassar suas enormes dificuldades, vencer preconceitos e começar a ser percebido no mundo. A política externa, independente, marcou o caminho do país no rumo da paz e da convivência com seus muitos vizinhos.

A presidente Dilma Rousseff herdou essa história. Mas a vida de guerrilheira tornou-se referência mais relevante que aquelas apontadas pela sucessão de fatos no crescimento e amadurecimento do país. O Brasil tem uma economia igual ou maior que a da Itália, da Inglaterra, do Canadá e do México. Não é pouco. Tem condições de se rivalizar com a França. E estaria em condições de frequentar as listas dos cinco ou seis melhores e maiores depois de Estados Unidos, China, Japão e Índia. Há muito que se feito, mas o horizonte aponta para essas apostas.

No entanto, a presidente preferiu repetir as fórmulas dos anos sessenta. O mundo mudou, mas ela não percebeu que a integração dos mercados é uma realidade. Uma palavra dita aqui repercute no pregão em Tóquio e vice-versa. O Brasil não é mais um país pequeno, capaz de ser administrado pelos caprichos do senhor no comando dos controles políticos. O país ficou maior que as abstrações de um presidente. Ampliou-se, portanto, o espaço entre realidade e percepção. Ela não gosta de política e não conversa com parlamentares. Eles não gostam dela, percebem a eleição se aproximar e temem o desastre. Resultado: impeachment.

A presidente Dilma Rousseff, e só ela, se colocou na difícil situação de ter sua administração avaliada pela Câmara dos Deputados. Os motivos são rigorosos e formais, como pretende o ministro José Eduardo Cardozo, mas as razões são escancaradas. Desemprego, inflação, queda brutal de renda, fuga de investidores, paralisia geral nos negócios e reclamações cada vez mais irritadas dos eleitores. A presidente que não tem gosto pela conversa chega a este final de semana, em estado de isolamento. Cercada por áulicos, comanda tropas que não mais existem. E as que existem não respondem a seu comando.

Como será o futuro do Brasil?

Falar aos brasileiros na televisão significa apenas chamar outro grande panelaço. A questão que intriga hoje é o futuro. Como será o dia seguinte? Especialistas traçaram três cenários distintos. O primeiro é que a presidente consiga se manter no cargo, ultrapasse os desafios do parlamento e seja confirmada na Presidência da República. Neste cenário, o governo deixará de ser de Dilma Rousseff passará a responder ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva que passou os últimos dias numa suíte do Royal Tulip, ao lado do Palácio da Alvorada, recebendo políticos e articulando as possibilidades. Ele será o novo homem forte. O governo Dilma, de qualquer forma, terminou. Mas, Lula, segundo seus correligionários, não foi bem sucedido na tarefa de modificar votos.

A segunda possibilidade é ascensão de Michel Temer. Ele fará uma transição rápida, tentará montar um ministério de notáveis, contará com forte apoio do capital internacional e terá condições de impressionar e constranger oposicionistas. Se a tática funcionar, o Brasil iniciará o segundo semestre com economia em alta e com possibilidade de recuperar, rapidamente, o tempo perdido pela administração Dilma. A terceira hipótese é que tudo isso resulte em impasse monumental, as duas forças se confrontem e o país mergulhe no abismo. Não há exemplo de algo semelhante na história do país. De certa forma, o futuro está em jogo neste final de semana.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais