O dilema chinês na Coréia do Norte


Nas últimas semanas, acompanhei de perto alguns debates entre os principais especialistas em política chinesa dos EUA, Europa e Ásia.

Enquanto o mundo acompanha atentamente os próximos passos a serem tomados por Kim Jong-un na Coréia do Norte, ou por Donald Trump nos EUA, as grandes decisões em relação ao problema se concentram cada vez mais em Pequim, nas mãos de Xi Jinping.

A China tem uma relação complicada com a Coréia do Norte há muitos anos. Não podemos concluir que exista uma irmandade umbilical entre ambos pelo simples fato de serem comunistas.

A relação complicada entre eles passou por melhoras e pioras desde os anos 50, quando a Guerra da Coréia levou o exército chinês a cruzar a fronteira com seu vizinho comunista e ajudar a empurrar as forças do Sul para o paralelo 38.

Com o passar dos anos, o baixo fluxo migratório de coreanos para a China era visto como amigável. Apesar de existir um representativo número de coreanos de ascendência Han (principal grupo étnico na China), a proximidade se dava pela boa relação entre Mao e Kim Il Sung (avô de Kim Jong-un).

O ápice das boas relações vieram com Kim Jong Il, pai de Kim Jong-un. Ao longo dos anos 90, com Jiang Zemin (aliado político de Xi Jinping) à frente da China, os investimentos em infraestrutura na Coréia do Norte visavam não só desenvolver o vizinho, mas atraí-lo ainda mais para sua esfera de influência.

Essa estratégia de aproximação via infraestrutura é antiga. Vem sendo aplicada em relação aos principais vizinhos do sudeste asiático e visa a ser amplificada com a iniciativa “Um Cinturão, Uma Estrada” (Belt and Circle Initiative).

Com a morte de Kim Jong Il, a visão de seu sucessor e filho Kim Jong-un prevaleceu. Desconfiado da China, uma de suas primeiras (e mais chocantes providências) foi a de mandar executar seu tio Hyon Yong-chol, que era um entusiasmado defensor de uma aproximação mais forte e completa com Pequim.

Ao contrário do que foi noticiado, que Hyon Yong-chol havia respondido rispidamente a Kim em um desfile militar, o que ocorreu foi que Kim já estava incomodado com seguidas menções à política de manutenção da China satisfeita por meio de ações militares mais contidas.

Naturalmente, esta ação gerou retaliações em Pequim, levando ao fechamento de alguns pequenos negócios controlados por norte-coreanos, assim como um freio no processo de imigração coreana para a China.

Durante anos, a postura de Hyon Yong-chol diante do governo chinês refletia a visão majoritária dos militares coreanos ao longo dos anos 1990 e 2000. A escalada de tensões no leste asiático é vista como profundamente problemática para os chineses, pois a beligerância coreana poderia levar Japão e Coréia do Sul, históricos rivais, a aumentarem suas capacidades militares e, em última instância, buscar armamentos nucleares.

Para Pequim, o ápice desta problemática seria a possível tendência de Taiwan, sua “província rebelde”, seguir no mesmo caminho. Um dos grandes objetivos de política doméstica, a reincorporação de Taiwan, é um processo lento no qual os chineses empregam paciência de sobra. A última coisa que querem é que um impulsivo Kim Jong-un leve a região a modificar suas posturas militares, prejudicando a projeção de poder chinês.

A Coréia do Norte é um teste para a liderança chinesa e para o novo governo que Xi montará após o 19º Congresso do Partido.

A animosidade entre os dois e a pressão por ações mais contundentes por parte dos americanos coloca Xi em uma posição incomoda: pôr um histórico aliado comunista contra a parede e aplicar-lhe sanções pesadas, ou aguardar o desenrolar dos fatos e correr o risco de ter sua projeção de poder regional freada por conta de um Japão e uma Coréia do Sul fortalecida militarmente?

Não podemos esquecer do último e catastrófico cenário: uma guerra na península coreana que poderia se expandir para a região.

Publicado no Blog do Noblat em 09/10/2017

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais