O desafio de Temer


A cientista política Lúcia Hippolito profetizava: “O PMDB não é para amadores”. Até o experiente vice-presidente Michel Temer vem enfrentando dificuldade para acertar os ponteiros do impeachment da presidente Dilma Rousseff. O partido flutua entre a aprovação do processo e as promessas de Dilma, que ainda oferta emendas e cargos. Neste cenário de incerteza, o líder da bancada no Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), garante que não fechará questão sobre o impeachment de Dilma. “Chance zero. Não há como engessar a consciência dos senadores do PMDB”, afirma. Ou seja, ninguém será punido por votar com o Palácio do Planalto. Ainda assim, o impeachment ganha densidade no Senado.

Ampliação da Lei Rouanet

O projeto de lei do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), em análise na Comissão de Educação, Cultura e Esporte – CE, e já aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos – CAE, prevê que a educação pública de nível superior poderá receber benefícios previstos na Lei Rouanet. A referida lei permite que pessoas e empresas destinem parte do imposto de renda devido para projetos culturais – 6% para pessoas e 4% para empresas. O projeto inclui a educação pública de nível superior entre os segmentos que podem receber essas doações e patrocínios. O parecer do relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), é favorável. Tão logo aprovado na atual CE, e com a improvável apresentação de recurso para votação em plenário, a matéria será enviada à Câmara do Deputados.

Podia ser pior

O governo iniciou a partida do impeachment no Senado perdendo. O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) foi eleito relator, por 16 votos a 5. Antes da votação, o líder Humberto Costa (PT-PE), defendia que o ideal seria escolher um nome que tivesse o apoio de todos. “Aqui temos vários nomes como o senador Roberto Rocha, Fernando Bezerra Coelho, e vários outros”. – Ronaldo Caiado, emendou o senador José Medeiros (PSD-MT). “Não, não estou com brincadeira, não estou com brincadeira”, rebateu Costa. Eleito pelo Democratas, Caiado é conhecido por ser crítico ferrenho do governo Dilma. “Se não fosse o Anastasia, seria o (senador Ronaldo) Caiado”, reiterou um tucano. Consagrado relator, Anastasia avisou que não antecipará o parecer, derrubando a tese petista ao levantar suspeita sobre o senador mineiro devido a sua proximidade com o presidente nacional do PSDB, o senador Aécio Neves (MG).

Combate ao tabagismo

A Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional – CEDN pode aprovar nesta quarta-feira (27), projeto de lei que amplia as medidas de combate ao tabagismo. A proposta tem por finalidade banir qualquer forma de publicidade, promoção ou patrocínio de produtos relacionados ao fumo, bem como o uso de aditivos que confiram sabor e aroma aos cigarros. Além disso, configura como infração de trânsito o ato de fumar em veículos quando houver passageiros menores de dezoito anos. O texto também estabelece a obrigatoriedade de que as embalagens dos cigarros sejam padronizadas, mantendo as advertências quanto aos riscos que o hábito de fumar causa à saúde, conforme regulamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O parecer do relator, senador Otto Alencar (PSD-BA), é pela aprovação com algumas emendas. De autoria do tenaz antitabagista, senador José Serra (PSDB-SP), o projeto – uma vez aprovado pela CEDN – pode seguir direto para a Câmara, caso não peçam sua votação em plenário.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais