O Brasil e o futuro político regional


A crise política no Brasil precipitou mudanças que eram esperadas para 2018, mas ainda não produziram os resultados esperados. Uma das preocupações diz respeito à Política Externa, agora, conduzida pelo PSDB, partido que além do Itamaraty, controla ainda as comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

O senador José Serra (PSDB-SP), um dos nomes para 2018, chegou ao ministério das Relações Exteriores dando um novo tom à essa política, sempre criticada pela antiga oposição. O PSDB foi dos mais duros com a ideologização das relações internacionais do Brasil. Instalado no MRE, Serra respondeu àqueles que consideravam o novo governo resultado de um golpe de Estado parlamentar, de forma dura e contundente, mas ficou nisso.

Esperava-se que já nos primeiros dias, o ministro buscasse o diálogo com suas contrapartes na região. Que liderasse os movimentos em torno de um giro político mais pragmático. O ministro foi à Argentina sinalizando a prioridade que o país vizinho teria para o Brasil e à reunião da OCDE em Paris. Recebeu em Brasília, o chanceler paraguaio Eladio Loizaga, e na semana passada, conversou discretamente com o líder da oposição venezuelana, Henrique Capriles. Seus interlocutores deixaram Brasília com poucas certezas.

Brasil e a crise da Venezuela

Ainda não se sabe que papel o Brasil terá na crise venezuelana, como irá tratar o MERCOSUL que cobra mudanças urgentes, de que forma pretende relacionar-se no âmbito de mecanismos ainda bolivarianos como a UNASUL e a CELAC.
Na semana passada, enquanto a Organização dos Estados Americanos (OEA) se reunia em sua 46ª assembleia-geral em Santo Domingo, Serra estava com dirigentes do BNDES no Rio de Janeiro. A ausência do Brasil não se faz sentir apenas do ponto de vista físico, mas substantivo.

A região ainda espera com grande expectativa conhecer a postura do “novo” Itamaraty. Os sócios do MERCOSUL, por exemplo, sabem que qualquer iniciativa que pretenda mudar as regras do bloco somente será possível se Brasília respaldar. Para tanto, é preciso saber o que o Brasil de Michel Temer quer, seja nas relações regionais, quer nas relações globais.

Ao que parece essa incógnita deverá persistir até que o Senado Federal conclua o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A percepção que se tem é que um governo interino não dará passos contundentes antes de tornar-se um governo permanente, ainda que de transição.

O problema é que essa interinidade acaba comprometendo seriamente o futuro político não apenas do Brasil, mas de toda a região. Gostem ou não, o Brasil é o país que tem as condições econômicas para empurrar a América do Sul em direção aos grandes arranjos comerciais em curso no mundo. Em tempos de crise, são os negócios que vão orientar o desenvolvimento dos países e que impactarão em todos os demais setores.

É preciso assumir essa posição. Nos últimos anos, o Brasil se omitiu, perdeu protagonismo e até mesmo o respeito internacional. Resgatar a força do país como global player é fundamental para que o curso político regional seja outro, diferente e descontaminado dos aspectos mais nocivos da política partidária.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais