O aspecto estratégico da conjuntura nacional


O que há de mais relevante, do ponto de vista estratégico, na atual conjuntura nacional?

Para alguns analistas, sobretudo os mais otimistas, há sinais de que o País chegou ao fundo do poço, sua trajetória agora será a gradativa recuperação. Para outros, as pequenas luzes não passam de relampejos de vagalumes no meio do túnel. Ou seja, a conjuntura nacional continua marcada por uma imensa incerteza em seus desdobramentos. Sairemos da crise mantendo as velhas estruturais ou aproveitaremos a oportunidade da crise, para as mudarmos? A incerteza não é novidade quando se fala de futuro, pois esta é sua residência preferencial, mas atualmente este aspecto é exacerbado por dois fatores específicos.

O primeiro fator que nos exacerba a incerteza é a profunda crise que vive o País, sem igual em sua trajetória republicana e de múltiplas dimensões. O seu nó górdio é a crise política, a profunda descrença da população no(s) governo(s), nos políticos e seus partidos.

O segundo fator é a variável Operação Lava Jato e correlatas, que por meio de delações premiadas tem revelado ao País a face oculta da política. A sociedade não conhece, ainda, o conteúdo das delações premiadas em curso ou a serem feitas. E não se sabe ainda de suas consequências sobre o mundo da política. Três ministros do governo interino saíram, sob fortes suspeitas e denúncias de apropriação indevida de recursos públicos. Ministros do governo anterior são também investigados. Vários empresários, operadores, tesoureiros e ex-parlamentares estão presos.

A marca mais visível da conjuntura nacional são os processos de impeachment da Presidenta Dilma Rousseff, e, secundariamente, o da cassação do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. Contudo, ambos são, como se diz no popular, favas contadas.

Na verdade, o traço mais relevante da conjuntura nacional reflete-se nos sinais de fortalecimento da frente pelo desmonte do combate à corrupção, ou seja, do desmonte da Lava Jato. É uma frente que reúne próceres dos partidos políticos mais atingidos pelas investigações (PT, PMDB e PP, PSDB, PSB, PDT) e que apesar de suas enormes diferenças unem-se para desmontar a operação. Os sinais deste traço?

No Executivo, o deslocamento de policiais da PF que estavam a frente da investigação, como Erika Marena, entre outros. O mínimo que se pode inferir é que esta ação visa enfraquecer as investigações, substituindo policiais experientes por outros de menor experiência.

No Senado, o seu presidente retirou da gaveta e colocou em discussão uma lei que, sob o argumento de evitar abuso das autoridades públicas e particularmente da Polícia Federal (PF) e Ministério Público (MP), tenta restringir a ação investigatória.

Na Câmara dos Deputados as 10 propostas de lei do MP, com assinatura de milhares de brasileiros, são colocadas em Banho Maria. Promete, o novo presidente, que ela será votada até dezembro. Será?

No Judiciário, juízes e instâncias superiores começam a liberar empresários e políticos presos, sem argumentação substantiva.

Esses são alguns dos sinais visíveis e públicos. Fala-se nos corredores do Congresso Nacional de outras medidas para paralisar e destruir as investigações. Medidas que contam, sobretudo, com o cansaço da opinião pública e da sociedade, cansadas dos malfeitos públicos, saturadas com os partidos políticos e desesperançadas de mudanças substantivas.

Caso vençam, o País volta atrás, no eterno compromisso com o passado e desdém com o futuro.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais