O adversário por trás do impeachment


Está marcada para terça-feira, 8, a instalação de Comissão Especial que vai analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff aceito pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Tomando-se por analogia o caso do ex-presidente Collor, em 1992, o processo pode levar entre 30 e 45 dias na Câmara. Se não houver recesso do Congresso Nacional, como parece ser o mais provável, até o final de janeiro essa primeira etapa pode estar concluída.

Se o processo for aprovado, a presidente Dilma Rousseff será afastada do cargo por 180 dias entre o final de janeiro e início de fevereiro. Ainda recorrendo o parâmetro de 1992, quando a tramitação no Senado levou cerca de três meses, é possível que o rito seja concluído no final de abril.

Se a decisão for favorável ao impeachment, a presidente é afastada em definitivo. Caso contrário, retorna ao cargo.

Hoje, o impeachment seria negado na Câmara, onde o governo ainda conta com o apoio consistente de 200 deputados. Ou seja, os adversários da presidente Dilma não conseguiriam os 342 votos necessários para dar prosseguimento ao pedido. Na Comissão, a base do governo é majoritária. Os partidos aliados têm 40 vagas e a oposição, 12. Os independentes somam 13. Como há dissidências em vários partidos, o grau de alinhamento dependerá de quem os líderes partidários indicarem.

Entretanto, a dinâmica pode mudar. Havendo pressão popular combinado com a baixa popularidade da presidente e a continuidade da deterioração da economia, os parlamentares podem mudar de lado. Diferentemente da situação do ex-presidente Fernando Collor há 23 anos, a presidente Dilma ainda conta com o apoio de movimentos sociais importantes, como estudantes, centrais sindicais, Sem Terra e Sem Teto. Ela tem, portanto, condições de fazer contraponto aos movimentos pró-impeachment.

No Judiciário não há surpresas. É pouco provável que o Supremo Tribunal Federal reverta a decisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de dar início ao processo. Ele está no pleno exercício do cargo e a Constituição lhe confere tal atribuição. Pode, contudo, haver questionamentos ao rito processual aditado e, nesse caso, haveria uma intensa batalha judicial. Até o momento, já foram apresentadas duas ações no STF por parte de partidos da base aliada.

Um front desguarnecido é o econômico, exposto a danos de grande monta, principalmente no que diz respeito à inflação, desemprego e inanição do setor industrial. Os negócios perdem o dinamismo, as pessoas desistem do consumo. Há uma certa desolação na paisagem da vida privada.

Num ambiente como esse, o verdadeiro autor do despacho favorável ao pedido de impeachment não é o deputado Eduardo Cunha, e sim a crise, principal adversária do segundo mandato de Dilma. O extraordinário é que, apesar de seu poder letal, a presidente pouco faz para enfrentá-lo.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais