Número de sessões no Congresso cai durante eleição municipal


Levantamento da Arko Advice mostra que em ano de eleição municipal o número de sessões na Câmara cai pela metade nos meses de agosto e setembro, na comparação com as sessões realizadas entre fevereiro e julho. Foi o que aconteceu nas eleições de 2008 e 2012.

No Senado, houve queda significativa do número de sessões em 2008, mas praticamente não houve alteração em 2012.

Em termos proporcionais, o número de deputados que concorre nas eleições municipais é superior ao de senadores. Em média, quase 20% da Câmara entra na disputa. Ou seja, a redução do nível de atividade no Senado dependerá de quantos senadores se lançarem candidatos.

A decisão sobre o impeachment deve manter o ritmo de trabalho no Senado relativamente normal, pelo menos em agosto. Já na Câmara, a esperada queda no número de sessões, conforme verificado nas duas últimas eleições municipais, acarretará atrasos na votação de matérias que exigem quórum mais elevado. É o caso da Proposta de Emenda à Constituição que limita os gastos públicos.

Outro assunto capaz de produzir forte impacto é a cassação do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O presidente eleito da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a inclusão do processo na pauta dependerá de quórum. Esse será o maior desafio.

Quanto menor for a presença em Brasília no dia da votação, maior a chance de Cunha livrar-se da perda do mandato. Para cassá-lo, são necessários 257 votos.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais