Nelson Jobim e o paradoxo da Lava-Jato


Em entrevista à jornalista Alexandra Martins, d’O Estado de S. Paulo deste domingo, 26, o ex-ministro da Suprema Corte, Nelson Jobim, criticou a Operação Lava-Jato. Segundo ele, a “ação-espetáculo, ou seja, a “espetacularização de todas as condutas” é arbitrária.

O ex-colaborador dos presidentes FHC, Lula e Dilma também condena que juízes tenham o verniz high-profile, característica que, entende, é intrínseca de parlamentares. “O Judiciário não é ambiente para você fazer biografia individual. Biografia se faz em política”, concluiu.

Sua segunda afirmação é discutível. Primeiro, porque decisões polêmicas geram polêmica independentemente da vontade dos juízes. Segundo, porque a sociedade que paga os altos salários e as muitas regalias do Judiciário tem direito de saber mais deste Poder do que os ininteligíveis cartapácios em que se transformam as sentenças judiciais – repletas de jargões com os quais os jurisconsultos tentam parecer sérios e cultos.

Já a “espetacularização” envolve um paradoxo, portanto de assimilação mais complexa. De fato, as vítimas de um juiz ou de um procurador preferem a discrição do que as ações midiáticas. Diante da presunção de inocência, poder-se-ia afirmar que é um direito.

Pode-se até argumentar, com razão, que a exposição antecipa uma condenação pública nem sempre confirmada posteriormente pelas investigações. Afinal, um suspeito de hoje pode ser o inocentado de amanhã. Que o diga a ralé que, detida, é logo exposta como marginal por meganhas.

Nunca houve investigação como a Lava-Jato

E aí que entram as particularidades da Lava-Jato. Primeiro, ela é absolutamente inédita no Brasil. Nunca na história desse País tantos poderosos corruptos foram investigados e condenados. Ao final – se é que um dia ela vai acabar -, razoável crer que se transforme num marco: ser rico e poderoso não significa ficar impune.

Por mais que os pessimistas insistam em concluir que neste País os donos do poder e do dinheiro sempre se safam da Justiça, as investigações conduzidas a partir de Curitiba provam o contrário. Larápios graúdos estão presos. Num País onde na maioria das vezes só bagrinhos são encarcerados (muitas vezes sem julgamento), isto é didático.

Segundo, parte dos meliantes do erário expostos pelas inúmeras operações policiais foram flagrados dilapidando astronômicas quantias de dinheiro público. Roubaram verbas que deveriam ser destinadas a escolas, a hospitais e à segurança pública. Portanto, o tema é de interesse público.

E onde está o paradoxo? Como o juiz Sergio Moro deixou muito claro no roteiro que escreveu antes do início das operações, sem a densa cobertura da mídia dificilmente seria possível prender tanta gente graúda.

Ou seja, se é verdade que procuradores e juízes perseguem o espetáculo como arma de suas ações, também é verdade que sem as exibições públicas justiceiras dificilmente a Lava-Jato teria (ou terá) êxito. Como exemplo de arbitrariedade, Jobim cita a condução coercitiva de Lula – obsessão dos operadores, sem que mostrem, até aqui, o mesmo desvelo com próceres do PSDB e do PMDB.

Adotar doravante a discrição absoluta pode redundar no declínio da operação, pois é inegável que ela se respalda enormemente na opinião pública, a funcionar como um escudo contra tentativas de abafamento. Extrapolar as “ações-espetáculo”, por seu turno, pode desvirtuar a até aqui bem-sucedida iniciativa de punir gente poderosa e endinheirada, além de macular suspeitos eventualmente inocentes.

Se houver um equilíbrio entre ambas as opções, melhor. De qualquer jeito, todos, acusadores e acusados, andam no fio da navalha.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais