Não é notícia. É campanha


Enganou-se quem acreditou que, preocupados com a corrosão de suas chances na eleição do 2018, os tucanos haviam produzido um fato político destinado a unir o PSDB, com a designação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para a presidência do partido.

Vinte e quatro horas depois desse anúncio, a mídia de todos os gêneros estava lotada de notícias sobre uma nova modalidade de briga interna tucana – qual o melhor programa para o partido.

Impasse técnico: economistas versus políticos

Há um mês, os economistas da legenda, entre eles autores do Plano Real (o maior sucesso de combate à inflação e reeleição de um presidente), escreveram uma carta ao então presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati.

Propunham a defesa da “ética e de reformas com três eixos básicos: abertura da economia; desburocratização, no sentido de um estado a serviço do cidadão; e privatizações, com a retomada de um crescimento sustentável e equitativo”.

Mas para evitar a implosão do partido na convenção marcada para dezembro, o ex-presidente Fernando Henrique, que se mantém o cérebro do PSDB, interveio. Afastou Tasso e “nomeou” Geraldo Alckmin.

Diferentes visões dentro do tucanato

O braço econômico do governador, José Aníbal, presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), pôs na rua uma resposta àqueles tucanos históricos. De acordo com esse documento, o estado não deve ser “nem máximo, nem mínimo, pois esse é um falso dilema. Tem de ser musculoso, eficiente”.

O texto fala em “choque de capitalismo”, redução da máquina e estabelece a meta de dobrar a renda per capita dentro de 20 anos. Para os não especialistas, os dois programas querem dizer quase a mesma coisa, pois sua grande preocupação é com a questão social, um aspecto que jamais inquietou os tucanos, segundo seus críticos. Estaria aí a principal razão da derrota para o PT, que levou o tema ao extremo do populismo e com isso ganhou três eleições seguidas, ficando dez anos no poder.

Enganou-se de novo quem viu nos dois programas semelhança e alinhamento. Os economistas partidários de Fernando Henrique, que desfrutam de espaço nobre na mídia, patrocinaram um duro ataque ao texto do tucano José Aníbal, homem forte do time de Alckmin.

A economista Elena Landau, uma das autoras da proposta encampada por Tasso, fez uma frase demolidora: “É um discurso velho, cheio de platitudes. Quando cheguei na frase ‘nem estado mínimo, nem máximo, estado musculoso’, quase parei ali”.

Antecipação da campanha eleitoral de 2018

Essa nova querela, a saída do PSDB do governo Temer, a renúncia de Luciano Huck, a presença diária de Jair Bolsonaro na mídia falando de economia, a entrada do ministro Henrique Meirelles nas redes sociais e outros eventos crivados de fortes emoções políticas são, na verdade, a antecipação da campanha eleitoral de 2018 de uma forma que nunca se havia visto.

Segundo o TSE, como propaganda autorizada ela vai de 16 agosto a 30 de setembro, um prazo curto demais para os políticos tradicionais, que de forma muito lenta vão se adaptando à nova forma de fazer campanha pela internet.

Em entrevista ao Estadão, o economista Edmar Bacha, principal autógrafo do programa de governo submetido a Tasso Jereissati, explicou o que está acontecendo. “Acho que as pessoas ainda não se deram conta de que teremos uma eleição inglesa, o que eles chamam de “snap election”, no sentido de que, apesar de todo esse longo preâmbulo, de campanha mesmo serão 35 dias”.

Ele acha que as mensagens que chegarão até o Brasil profundo não serão mais os longos programas eleitorais, e sim os spots (anúncios de 30 segundos) na rádio e na TV. “Que tempo terá Marina, que tempo terá Bolsonaro? Zero! Quem vai ter tempo é o Lula. E o PSDB, se se aliar com mais três ou quatro”, raciocina o economista, agora travestido de estrategista político. Então, é tempo de fazer muito barulho na mídia.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais