Não é força, é jeito: a nova cara do Itamaraty


Quando o senador Aloysio Nunes foi anunciado como a nova cara do Itamaraty, poucas pessoas se surpreenderam em Brasília. O mesmo pode ser dito da carta de José Serra pedindo demissão do cargo. Desde novembro, importantes interlocutores do ex-ministro já deixavam claro que sua saída era iminente.

No dia 13 de dezembro, por exemplo, em um almoço com 12 diplomatas estrangeiros e dois brasileiros no restaurante Rubayat, em Brasília, os representantes do Itamaraty já admitiam que, com a saída de Serra, Aloysio Nunes seria seu substituto. (Eles também lamentavam a morte do ex-ministro de Relações Exteriores Luiz Felipe Lampreia, ocorrida em fevereiro. Seria o nome ideal, segundo comentaram no encontro.)

Faltava apenas definir o ritual. Os problemas de saúde de Serra foram, sim, a principal razão para o desligamento, mas não se deve descartar o fato de que ele não encontrou no Itamaraty uma casa que se adequasse ao seu estilo.

A escolha de Aloysio Nunes, que tomou posse na manhã desta terça-feira (7), já vinha sendo cogitada desde o momento em que a possibilidade de desistência de Serra tornou-se concreta. Com uma atuação constante e destacada na Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nunes tornou-se um nome óbvio entre os políticos. Então, bastava o presidente Michel Temer escolher a solução: seria um político ou um técnico (diplomata)?

Obviamente, Serra teve voz decisiva na escolha de Nunes, e isso indica que haverá uma continuidade de ideias, mas uma profunda diferenciação de estilos.

As propostas de política externa do PSDB são relativamente padronizadas:

1. Repúdio constante e profundo a tudo o que se enquadra no espírito “bolivariano”, tendo a Venezuela como exemplo máximo do fracasso socialista no continente.

2. Foco no comércio exterior e em alianças que gerem recursos e investimentos para o país.

3. Ênfase nos maiores mercados: EUA, UE, China, Índia, diferentemente na visão minimalista e coletivista do governo Lula.

4. Alívio na obsessão amorinista de assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, por mais que isso siga sendo sempre um norte para o Itamaraty.

5. Aproximação com países que cultivem uma definição de democracia tão fácil que dispense malabarismo teórico para justificá-la.

O estilo pessoal de Aloysio Nunes trará uma forma mais suave e menos centralizada na operacionalização das visões descritas acima. Enquanto Serra, por mais brilhante que seja, possui menor interação com o tradicionalismo do Itamaraty, Nunes estará mais disposto a se integrar aos hábitos itamaratianos e assim para aumentar as chances de desfrutar uma passagem por ali mais profunda e relevante do que Serra teve. Para que isto funcione, o senador paulista deverá observar os seguintes aspectos:

1. O presidente Temer é um governante doméstico, de pouca exposição externa. A política externa não é prioridade para o seu governo (erro estratégico de Serra ao trabalhar com tal hipótese).

2. O Brasil busca credibilidade, manutenção das posições históricas e atração de investimentos. Não existe Ministério melhor para que Aloysio Nunes consiga atingir tal objetivo.

3. Comparativamente, o nível e a capacidade individual da equipe do Itamaraty seguem sendo muito superiores aos de outros Ministérios (talvez somente a Defesa e a Fazenda se equiparam).

4. Discrição no Brasil e objetividade e força no exterior. Serra errou ao tentar trazer o Ministério para diversos temas que não são de sua alçada.

5. A força do Itamaraty está em sua estrutura e na disciplina de seu corpo funcional. Protocolos internos devem ser seguidos para evitar boicotes externos. Em Brasília, quando um Ministro rejeita os protocolos internos do Itamaraty, ouve-se o som da frigideira sempre que seu nome é mencionado.

6. O Mercosul deve ser uma união aduaneira, não uma zona de livre comércio.

O grande risco que um ministro político no Itamaraty corre, é cair na irrelevância. Espero que Aloysio Nunes desvie-se desses perigos e mostre-se o senador enérgico durante seus anos de presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

O Brasil precisa saber como quer ser visto no exterior. Historicamente, sempre fomos muito fortes nas arenas multilaterais e menos objetivos e disciplinados nas relações bilaterais.

Assim como a Defesa, trata-se de um Ministério de Estado, não apenas de governo. Durante a era petista, foi um órgão de partido, e isso deve ser sempre lembrado para que volte aos anos de relevância não apelativa que o tornou respeitado no mundo inteiro.

Publicado no GQ Brasil em 07/03/2017

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais