Mudança no Ministério da Fazenda argentino deve ser observado no Brasil


Insatisfeito com o desempenho da economia, o presidente argentino Mauricio Macri demitiu Alfonso Prat-Gay, ministro da Fazenda, e decidiu dividir a pasta em duas: Tesouro e Fazenda.

A Fazenda será comandada por Nicolás Dujovne, e a do Tesouro pelo atual secretário da área, Luis Caputo.

O exemplo argentino deve ser observado com atenção no Brasil já que o desempenho de Henrique Meirelles na Fazenda deixa a desejar. Basicamente pela equipe ser monotemática, demorar a reagir na busca de medidas contra a recessão e, sobretudo, pelo fato de que o Palácio do Planalto considera que Meirelles estaria “colonizado” por Jorge Rachid, o todo-poderoso Secretário da Receita Federal.

Na verdade, Meirelles é um superministro que acumula o controle do Tesouro, Receita Federal, Fazenda, Previdência Social e Planejamento, já que Dyogo Oliveira é considerado um ministro de segunda linha. Mas todo o poder de Meirelles resulta em ser oposição a qualquer iniciativa mais ousada visando a retomada do crescimento econômico.

Por exemplo: a Receita Federal foi contra mudar a lei de repatriação. Vai ser derrotada adiante quando aprovada a nova lei na Câmara. A Receita foi contra, e foi derrotada, na questão do auxílio aos estados e do novo Refis. Também foi contra o acesso dos trabalhadores ao FGTS. Que, no final das contas, foi limitado às contas inativas. Com ou sem razão, a conta está sendo atribuída à fragilidade de Meirelles e ao predomínio da Receita Federal na elaboração da política econômica.

Após a eleição dos presidentes da Câmara e do Senado, o governo vai examinar sua base política e, quem sabe, decidir por uma minirreforma ministerial. Henrique Meirelles, antes todo poderoso e intocável, já poderá estar sendo considerado “substituível”. Em especial se a “sensação térmica” da economia não começar a melhorar.

Qual o perfil de um ministro ideal para Temer? Sem dúvida é o de alguém que não tenha ambições políticas, que não seja monotemático (ajuste fiscal), que tenha sensibilidade política para negociar a Reforma Previdenciária no Congresso e que reúna condições de conter o corporativismo da Receita Federal. Parece que não é o caso de Meirelles.

O nome preferido de Temer, quando montava o seu governo, foi o de Armínio Fraga que, por razões variadas, recusou. José Serra não teve o apoio do PSDB para ser ministro da Fazenda e queria disputar com Romero Jucá a posição no Planejamento. Terminou no colo de Meirelles que, de modo geral, agrada menos do que deveria.

Quem pode ser ministro no lugar de Meirelles já que Armínio e Serra estariam descartados? Existem vários nomes de qualidade: Edmar Bacha, Pérsio Arida, Roberto Setúbal, Mansueto de Almeida, Pedro Parente, Maria Sylvia.

Mas, paradoxalmente, o ideal para Temer seria a reinvenção de Meirelles como um ministro capaz de desburocratizar a Receita Federal, ser mais proativo nas medidas de crescimento econômico e tolerante nas negociações com o Congresso Nacional.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais