Mobilizações e reformas


As próximas semanas serão de grandes mobilizações de corporações, sindicatos e categorias de servidores públicos contra as reformas Trabalhista e Previdenciária. Elas coincidem com a fase mais importante do debate no Congresso. E, naturalmente, preocupam o governo.

A Comissão Especial da Câmara discute a Reforma da Previdência na terça, quarta e quinta-feira (25, 26 e 27). A Reforma Trabalhista poderá ser votada em plenário na quarta-feira. Justamente dois dias depois, sexta-feira (28), está marcada uma greve geral em todo o país.

Na segunda-feira, 1º de maio, Dia do Trabalho, também se espera que as comemorações se tornem mais uma oportunidade para mobilizações contrárias às reformas.

Lula e Moro encontram-se em Curitiba

No dia 3 de maio, o ex-presidente Lula iria depor em Curitiba para o juiz Sério Moro, na Lava-Jato. Por solicitação da Secretaria de Segurança pública do Paraná e da Polícia Federal que alegaram dificuldade em montar o esquema de segurança logo após o feriado, a nova data do encontro de Lula e Moro ficou para 10 de maio.

Movimentos sociais, Central Única dos Trabalhadores (CUT) e grupos de esquerda lançaram o movimento Ocupa Curitiba. Uma das estratégias de Lula é falar das reformas propostas pelo governo Temer como um duro golpe contra direitos sociais importantes que ele ajudou a consolidar. Mais: que as investigações contra ele são uma tentativa de evitar que ele concorra à Presidência em 2018.

Reforma da Previdência

No dia 2, a Comissão Especial da Reforma da Previdência dará início à votação do parecer do relator, deputado Arthur Maia (PPS-BA). Mas a votação pode se estender para o dia 3. Ou seja, o clima estará bastante tumultuado.

Há grande chance de haver intensa mobilização de sindicatos em Brasília para evitar a votação da matéria. De qualquer forma, a tendência é que seja votada e aprovada.

Outras mobilizações são aguardadas para maio e junho, período em que a Câmara deve concluir a análise das duas reformas. A preocupação do governo é que essa onda de protestos interfira nas negociações com os aliados e atrase o calendário, já bastante apertado.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais