Menos violência & mais emprego, as armas de Bolsonaro


O capitão-mor Jair Bolsonaro vem antecipando, há quatro semanas, as políticas públicas do País a partir de 1º de janeiro, quando assumirá a presidência da República. Suas entrevistas e monólogos virtuais têm indicado o rumo para o meio ambiente, a política exterior e até a formulação das provas do Enem.

Mas, caso pretenda ir além do quinhão minoritário do eleitorado que o sufragou (39,23% do total), deve seguir os passos dos presidentes que o antecederam e conseguiram completar seus mandatos.

Fernando Henrique venceu duas eleições no primeiro turno. Consolidou a estabilidade da moeda e a responsabilidade fiscal – patrimônios que, apesar do PT, foram incorporados a nossa cultura econômica.

Lula, em seus dois mandatos, foi campeão de popularidade. Distribuiu renda e reduziu a desigualdade, mantendo baixo o desemprego.

Sem falar em Itamar Franco, fiador do Plano Real. Com ele, afora a sensação de poder de compra, o PIB manteve-se elevado.

Cada um deles fez mais do que isto. Mas o que lhes garantiu sucesso enquanto mandatários foi tratar com eficácia do essencial.

Sem falar que na política souberam domar o Parlamento. Mas isto é outra história.

 

Emprego e renda

Bolsonaro elegeu-se em cima de três promessas: redução dos índices de criminalidade, combate à corrupção e resgate dos valores e costumes tradicionais. Na economia, oscilou entre a pregação liberal de seu economista de estimação, Paulo Guedes, e o fantasma do estatismo – elo que o liga ao PT e aos generais ditadores de 1964.

Na economia, os bolsonaristas não são diferentes de outros eleitores. Querem emprego, inflação baixa e renda.

Não é tarefa fácil, mas o caminho aberto pelo presidente Michel Temer – que consertou os estragos da antecessora do vocativo imposto (“sim, presidenta”) – tornam a empreitada menos tortuosa. Bolsonaro vai herdar de seu antecessor inflação controlada, emprego ascendente e economia preparada para decolar.

Para deslanchar, o capitão-mor precisará reduzir o déficit bilionário e aprovar mudanças constitucionais. Se conseguir passar a reforma da previdência no Parlamento e, com ela, recuperar o equilíbrio fiscal, dá um passo decisivo rumo à popularidade e aos oito anos de mandato.

 

Novatos

Seguir-se-ia, então, o desafio do qual Bolsonaro não pode se esquivar. Salvo os desavisados, nenhum votante de Fernando Haddad (31,93% do eleitorado) esperaria redução significativa da violência urbana e rural num mandato do PT.

Por outro lado, os bolsonaristas exigirão do candidato eleito a redução dos crescentes registros de criminalidade. Em 2017, 60 mil assassinatos e 60 mil estupros (em números arredondados). Ignomínia de uma nação.

A insuportável sensação de insegurança impulsionou o capitão ao altar maior da política brasileira. A patuleia cansou-se das receitas, por infrutíferas, dos ativistas dos direitos humanos.

Simultaneamente, o presidente eleito precisará trancafiar meliantes do erário nas masmorras de Cardozo. Na percepção popular, a gaita que falta para combater o crime organizado, montar um hospital e bem remunerar um professor está no bolso dos corruptos.

É incontornável. Ou Bolsonaro reduz a violência e segue prendendo gatunos de colarinho branco, ou, para regozijo do PT, corre o risco de findar seu reinado no primeiro mandato.

Suas idas e vindas não indicam com clareza a senda que pretende tomar, tampouco firmeza de decisões. Mas, sem dúvida, a escolha do sufeta de Curitiba, Sergio Moro, como comissário da Justiça sedimenta duas de suas prioridades da campanha eleitoral.

Enfim, resta que o sucesso do bolsonarismo repousa em dois novatos nas lides da Máquina Federal: Paulo Guedes e Sergio Moro. Sem contar, claro, os membros do insaciável Poder Legislativo. Mas isto, como escrevi acima, é outra história.

 

* Itamar Garcez é jornalista

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais