Mendes preside TSE ano que vem


O ministro Gilmar Mendes tomará posse na presidência do TSE em maio do ano que vem, fato que contribuirá para tencionar o julgamento da investigação sobre a prestação de contas da campanha da presidente Dilma Rousseff de 2014.

Conhecido por suas críticas a determinadas práticas do Partido dos Trabalhadores, Mendes é autor do voto, aprovado pelo plenário, que pediu a desarquivamento do processo. O PT considera o ministro um de seus mais ferrenhos adversários. Ao longo de sua tramitação, a ação acabou unificada ao agregar três outras de natureza semelhante.

A exemplo da análise das contas da presidente no TCU, a iniciativa é classificada como tentativa de golpe pelo governo. A oposição baseia-se em informação de delatores de que dinheiro de propina do escândalo da Petrobras serviu para financiar a chapa de Dilma Rousseff.

Para relatar o processo, o presidente do TSE, José Antonio Dias Toffoli, indicou a ministra Maria Thereza de Assis Moura, responsável por seu arquivamento no início do ano passado. A reabertura do caso resultou do empenho de Gilmar Medes, relator da prestação de contas de Dilma, aprovadas com ressalvas.

As providências destinadas a abertura da investigação só serão tomadas no ano que vem, com Mendes já sentado na cadeira de presidente. Poderão ser aproveitadas pela oposição para reaquecer o debate do impeachment, esvaziado pelo desgaste do presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais