Lula vai depor mais fraco


A revelação, feita pelo ex-diretor da Petrobras Renato Duque, responsável pela arrecadação da propina destinada ao PT – Lula “tinha pleno conhecimento e detinha o comando do esquema” – levou o ex-presidente ainda mais para o centro do escândalo investigado pela Operação Lava-Jato. O depoimento de Duque ao juiz Sérgio Moro, concedido na última sexta-feira, 5, a alguns dias apenas do depoimento de Lula ao juiz, marcado para a próxima quarta-feira, 10), em Curitiba.

Além de arrastar Lula, Renato Duque detalhou a divisão da propina no PT. Segundo ele, o ex-presidente teria determinado que a arrecadação ao partido fosse negociada pelo ex-tesoureiro João Vaccari.

Outra importante figura do PT abalada pelas revelações de Renato Duque é o ex-ministro Antonio Palocci. De acordo com o ex-diretor da Petrobras, Palocci era o responsável por “gerenciar” as propinas para o ex-presidente no âmbito dos contratos da estatal.

Até então, Lula capitalizava sua liderança nas pesquisas de intenção de voto para a disputa presidencial de 2018 e o crescimento da identificação partidária ao PT, captado pelo último Datafolha. Segundo a pesquisa, a simpatia pelo partido cresceu de 9% para 15% entre outubro de 2016 e abril deste ano. Esses dados contribuíam para transformar o depoimento do ex-presidente em evento favoravelmente midiático. Além de mobilizar os movimentos sociais ligados ao partido, a defesa de Lula pediu a Moro que a fala fosse transmitida ao vivo.

Depoimento da Lava-Jato politizado

A estratégia de politizar a Lava-Jato deve ser mantida pelo PT. É inegável, porém, que as contundentes revelações de Renato Duque sobre o suposto envolvimento de Lula no escândalo têm potencial para “sangrar” ainda mais o ex-presidente até o dia 10. Além de amplamente divulgada pelos meios de comunicação, a citação de seu nome por mais um delator pode esfriar o ânimo da militância petista.

Se é verdade que Lula se beneficia da condição de vítima, sobretudo na comunicação com sua base social de apoio, também é verdade que as novas revelações ajudam a Lava-Jato a se fortalecer junto à opinião pública. Em Curitiba, por exemplo, há 14 outdoors trazendo desenhos de Lula com roupas de presidiário.

Nesse jogo, que combina aspectos políticos, jurídicos e midiáticos, Lula pode até tentar desconstruir as revelações de Duque, questionando o fato de seu depoimento ter sido realizado apenas cinco dias antes de sua ida a Curitiba.

A estratégia de Lula de politizar o debate também pode ser constatada pelas afirmações feitas pelo PT de que o adiamento do depoimento do ex-presidente, inicialmente marcado para o dia 3 de maio, ocorreu para enfraquecer a mobilização da militância petista, que, dada a proximidade daquela data com 28 de abril, dia da greve geral em todo o país, e Dia do Trabalho (1º de maio), prometia ir em grande número à capital paranaense.

Nessa mesma linha, neste domino, 5, durante a abertura do 6o Congresso do PT, em São Paulo, Lula afirmou que “quem quiser “pegá-lo” terá que competir com ele pelas ruas do país, afirmando que está com mais “tesão” do que nunca de “ser candidato”.

Embate Lula x Moro

Apesar dos movimentos políticos realizados pelo PT, é fato que o depoimento de Lula acontecerá em circunstâncias ainda mais adversas do que antes, pois o conteúdo revelado por Renato Duque mobiliza também a militância contrária ao ex-presidente, principalmente nas redes sociais, ampliando o noticiário dos grandes veículos de comunicação com uma narrativa a favor da Lava-Jato.

Esse “embate” entre Lula e Moro será bastante explorado pela imprensa até a próxima quarta-feira. Um indício é a capa da revista Veja desta semana, com o título “O primeiro encontro cara a cara: Moro x Lula”.

Por meio de sua retórica, Lula até pode se beneficiar, principalmente se conseguir se manter como “vítima”. É certo, contudo, que o clima político e jurídico em torno de seu depoimento é favorável a Moro.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais