Lula pilota negociações anti-impeachment


A presidente Dilma Rousseff está pensando em substituir o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para abrir uma vaga a ser negociada com o PP, o quarto maior partido do país, com 49 deputados. Mercadante seria deslocado para o Ministério de Ciência e Tecnologia, que já ocupou no primeiro mandato.

A intervenção atenderia ao interesse do parceiro político mais forte depois do PT e do PMDB, que deixou o governo por se tratar de um ministério com um grande orçamento – R$ 97 bilhões – para gastar em programas como Merenda Escolar, FIES, FNDE etc. Parte das resistências estão no receio às críticas que a inclusão do MEC no “varejão” das negociações do governo com os partidos com o objetivo de evitar o impeachment de Dilma poderia despertar.

O principal articulador do governo nessas operações é o ex-presidente Lula, na prática, já investido no cargo de ministro da Casa Civil. Ele despachou a semana passada em Brasília num apartamento do hotel Royal Tulip. Lula não fez distinções entre o PP, o partido com maior número de deputados implicados na Operação Lava-Jato, e o PR, de Alfredo Nascimento, faxinado do Ministério dos Transportes pela presidente por suspeita de corrupção.

O ex-presidente revelou-se surpreso com a quantidade de pedidos de políticos represados por articuladores que ocuparam o posto antes. Ele não se furta em fazer concessões que vão desde o abrandamento na legislação (regularização de terras indígenas) à transferência de funcionários estaduais para a esfera federal.

A desenvoltura com a qual Lula tem se movimentado nos últimos dias deverá sofrer um revés, com o seu comparecimento ao Ministério Público para depor. A Procuradoria-Geral da República deve pedir ao STF que o ex-presidente seja investigado no principal procedimento da Lava-Jato na Corte, o inquérito-mãe, que apura crimes de formação de quadrilha no esquema de desvios na Petrobras. Lula é o político mais citado na delação premiada do senador Delcídio Amaral (ex-PT) – são oito acusações.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais