Lula não é Dirceu


Provavelmente Lula não deve se livrar da cadeia a menos que entre em algum tipo de delação premiada.
A história que muitos militares contam é que eles o escolheram para ser o capitão do time vermelho, ainda na ditadura, por ter moral flexível.

Se Lula chegasse ao poder, por vitória na urna, haveria uma “esquerda” controlável. Chegaram até a prendê-lo em uma ocasião, para fortalecer sua imagem icônica. Em sua detenção não teve sequer um fio de cabelo amassado, ao contrário de Dilma.

Analisando todo o governo Lula chego a conclusão que a oligarquia brasileira não o tinha como inimigo, mas sim um aliado. Nunca os bancos lucraram tanto. Prova disso está nas doações para suas campanhas. Procure lá o registro do proletariado. Há o de empreiteiras, empresas de todos os tipos.

Passado o impeachment e sepultada a rainha, Lula está na mira da Lava-Jato. Dada a nossa conjectura política, sua prisão deve ocorrer só após a eleição. Mas dificilmente escapará.

Até o momento Moro aceitou quase todas as denúncias do MPF. Seria muita ingenuidade acreditar que cometeriam um erro logo na peça mais desejada do tabuleiro. E o show de ontem? Só poderia ser feito se estivesse como parte de um plano maior.

No processo da Lava Jato só duas denúncias foram recusadas por Moro. A instância superior reformou a decisão e as acatou.

Com ele o índice de decisões reformadas é ínfimo. Não chega a 4%. Moro é um gênio? Talvez. Mas o que vale é a sua estratégia para que suas decisões sejam mantidas. Pessoas próximas afirmam que antes de despachá-las, ele as envia para o tribunal de recursos no Rio Grande do Sul. Depois de analisadas e ajustadas é que vão para a publicação.

A manobra de Lula para tornar-se ministro não desceu bem para Moro, nem as infinitas declarações feitas para ganhar apoio popular.

Em caso de prisão, dificilmente Lula segurará com Dirceu. Somando todos os elementos, é possível presumir que o triplex caiu.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais