Claudio Lamachia, presidente da OAB protocola no Congresso o pedido de Impeachment de Michel Temer. Segundo o relatório Temer teria falhado ao não reportar às autoridades competentes os crimes admitidos por Joesley Batista e faltado com o decoro ao se encontrar com o empresário sem registro de agenda além de prometer agir em favor de interesses particulares.
Na denúncia pedem que se imponha ‘ao denunciado a pena de perda do mandato, bem como inabilitação para exercer cargo público pelo prazo de oito anos’. O presidente da Câmara Rodrigo Maia disse que não vai tomar nenhuma atitude que traga mais instabilidade ao país e que todos os pedidos tem que ser analisados.
OAB entrega à Câmara pedido de impeachment de Michel Temer: https://t.co/I5VnbtPtYj
— GloboNews (@GloboNews) May 25, 2017
Ainda sobre a delação da JBS, o deputado afastado Rocha Loures depositou em conta judicial os 35 mil reais que faltavam na ‘mala da propina’. Na última segunda-feira, ele entregou à Polícia Federal (PF) uma mala com apenas R$ 465 mil.
Rocha Loures devolve os R$ 35 mil que faltavam da ‘mala da propina’. https://t.co/Px7DvXijpI pic.twitter.com/T9NapBW2QP
— Jornal O Globo (@JornalOGlobo) May 25, 2017
Lava-Jato
O relator da Lava-Jato, Edson Fachin e a presidente do STF, Carmén Lúcia, aceitaram os pedidos da defesa de alguns investigados para redistribuição de inquéritos que foram abertos a partir das delações da Odebrecht. Investigações que não tem relação com desvios na Petrobras, foco da Lava-Jato, serão sorteados entre outros ministros do Supremo.
STF começa a redistribuir inquéritos da delação da Odebrecht a outros ministros. https://t.co/dIrkjbgc5E pic.twitter.com/h1IpgBKK3b
— Jornal O Globo (@JornalOGlobo) May 25, 2017
Reforma Política
A gravidade da crise levou os deputados que estão elaborando a proposta de reforma política a incluírem, no lugar da “lista preordenada” o “distritão”. Por este modelo, os candidatos mais votados são os eleitos, não havendo os chamados “puxadores de voto”. No “distritão”, a disputa fica mais individualizada, já que todos os candidatos, inclusive deputados e vereadores, são eleitos pela quantidade de votos recebidos.
Crise leva Câmara a incluir ‘distritão’ como opção em reforma para 2018 https://t.co/6b64JGlRQx
— Folha de S.Paulo (@folha) May 25, 2017
Com informações da Globo News, O Globo, Folha e Estadão.